Wakame: um japonês novinho e de qualidade em Copacabana
Nós adoramos comida japonesa e é sempre bom ter novas opções. Recentemente fomos convidados a conhecer o Wakame, um moderno restaurante japonês em Copacabana, inaugurado há menos de seis meses, que oferece uma nova experiência gastronômica oriental no bairro.
Localizado em um dos bairros cariocas mais tradicionais, o Wakame fica na esquina da rua Djalma Ulrich com Aires Saldanha em Copacabana, bem atrás de onde será o futuro Museu da Imagem e Som (MIS). Inaugurado em junho de 2017, o restaurante traz um ar de renovação da culinária japonesa para o bairro.
O ambiente é bem amplo, com mesas no salão interno e em uma varanda coberta e envidraçada, o que achei ótimo porque dá a sensação de estar do lado de fora, sem as desvantagens de um espaço totalmente aberto. As mesas e cadeiras combinam com as treliças em madeira que revestem as colunas e teto, contrastando com tons de vermelho espalhados pelo ambiente. A iluminação é muito boa, mantendo um clima aconchegante. O gerente do local nos contou que estão pensando em criar uma área de lounge, que promete ser um grande acerto para os dias de verão.
No salão interno um bar onde são preparados drinks alcoólicos e não alcoólicos como o Shiba, feito de morango, leite condensado e água com gás, que experimentamos. Ao lado, uma área para confecção das peças que compõem o cardápio, escoltada por um balcão com algumas banquetas para aqueles que preferem degustar a culinária japonesa, bem próximo ao sushiman.
O cardápio, elaborado por uma equipe de sushimen comandada pelo chef Julio Cesar, percorre os mais tradicionais pratos da culinária japonesa, com uma proposta atual que combina ingredientes frescos e toques bem brasileiros. Além das opções do sushibar, figuram entradas e aperitivos, passando por opções vegetarianas como o diferente Harumaki de queijo de soja e o Hot de berinjela crocante, até pratos quentes e sobremesas. O carro-chefe do local é a Torre Wakame, um makimono com arroz, salmão, atum, cream cheese, cebolinha e alga wakame envolto em massa de hot, farinha de panco e intercalado por frutas cítricas.
Não chegamos a experimentar a Torre Wakame, mas o chef nos preparou algumas surpresas. Para iniciar, o Vulcão de peixe branco com cream cheese e geleia de maracujá, uma dupla servida de cortesia aos clientes. De entrada, experimentamos o Yonak roll, muito bem apresentado em um barco personalizado, feito de atum, kani e cream cheese, envolto em abacate, finalizado com tartare de atum.
Dando prosseguimento à nossa experiência, o chef preparou um barco Wakame com diferentes peças feitas com salmão, mais uma vez muito bem apresentado. Compondo este combinado de 30 peças: sashimi de salmão na versão crua e toast; sushi de salmão skin e de barriga de salmão crocante (shotoro); um roll de salmão finalizado com tartare de salmão; salmão maki e Filadélfia. Vale destaque o frescor do peixe e as peças muito bem cortadas. Finalizamos nosso jantar com um delicioso Crumble de pera com sorvete de creme, mais uma vez muito bem apresentado.
Além das opções a la carte, a casa oferece também o sistema de rodízio com mais de 80 peças à escolha do cliente, durante o jantar. Já para almoço, é oferecido um buffet completo com pratos quentes e frios. Uma grata surpresa em Copacabana, o Wakame promete se tornar um point para os que – como nós – apreciam a culinária japonesa, em um ambiente agradável e com um cardápio inventivo e com a cara do carioca.
Endereço: Rua Djalma Ulrich, 50 – Copacabana – Tel.: (21) 2522-9650