Viva o Povo Brasileiro reestreia hoje (17/10) no Rio de Janeiro
Musical inspirado no clássico de João Ubaldo Ribeiro estreia nova temporada no Teatro Carlos Gomes
Uma das principais obras do escritor João Ubaldo Ribeiro, ‘Viva o Povo Brasileiro’ é sucesso na literatura, recebendo tanto o Prêmio Camões de Literatura como o Prêmio Jabuti, e nos palcos, com espetáculo já visto por 27 mil pessoas em todo Brasil. Agora o musical retorna ao Rio de Janeiro para temporada no Teatro Carlos Gomes (Praça Tiradentes – Centro – Rio de Janeiro/RJ), até 03 de novembro.
O espetáculo conta com 30 músicas originais compostas por Chico César, a partir de letras inspiradas ou que utilizam parte textual da obra de Ubaldo. A direção musical e trilha original são de João Milet Meirelles (da banda BaianaSystem).
A trama, ambientada em Itaparica, fala de uma alma que quer ser brasileira. Primeiramente, ela encarna em indígenas, até o primeiro personagem, o Caboclo Capiroba, em 1640, que é enforcado pelos portugueses colonizadores, mas tem uma filha que se chama Vu, e dela descendem as mulheres da história.
A alma depois reencarna em um Alferes, em 1809, e mais desejosa de ser brasileira e vai encarnar na personagem Maria Dafé, que é filha da Vevé (Naê), tataraneta de Vu. Ela foi estuprada pelo Barão, que, quando sabe da gravidez, manda o negro Leléo tirar Vevé de Itaparica. Leléo é um negro liberto, que já tem muito dinheiro e que cuida de Dafé como sua verdadeira neta.
Viva o Povo Brasileiro
Quando: De 17 de outubro a 03 de novembro; quinta e sexta, às 19h, e sábado e domingo, às 17h
Onde: Teatro Carlos Gomes (Praça Tiradentes – Centro – Rio de Janeiro/RJ)
Ingresso: A partir de R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia entrada) – venda online