Governo australiano anuncia mudanças no visto para estudo no país
Entraram em vigor no dia 01/07 as alterações promovidas pelo governo australiano para o visto de estudante. A principal novidade é a introdução do “Simplified Student Visa Framework” (SSVF) ou em português Sistema Simplificado de Visto de Estudante. O objetivo da mudança é estimular o crescimento do setor de educação internacional na Austrália.
Agora os vistos estão todos reunidos em uma só classe, tanto para ensino médio, superior, cursos de idioma e vocacionais. Cônjuges e filhos dos estudantes que pretendam acompanhá-los em seu período de estudos na Austrália deverão solicitar esse mesmo visto. Outra mudança é que agora todas as solicitações de visto de estudante passarão a ser online, incluindo para os estudantes de cursos vocacionais e de estudos de idiomas, que antes eram feitas em papel.
Conversamos com nossos parceiros da Visa Factory a respeito que nos indicaram que é preciso entender que apesar de tornar o processo mais fácil, a lista de exigências para a emissão de visto poderá ser considerada um pouco mais complexa. Por exemplo, novos critérios de avaliação de risco vão ser utilizados para definir o que cada estudante deve apresentar como comprovação de proficiência e de capacidade financeira, sendo determinado pelo país de origem do estudante e pela instituição de ensino escolhida na Austrália. Os estudantes que tiverem sido aceitos por instituições bem avaliadas terão, a princípio, que demonstrar menos documentos comprobatórios de recursos financeiros e de proficiência em inglês. No entanto, a embaixada se reserva o direito de solicitar. Você encontra dicas mais detalhadas do que será exigido em cada caso no post que está no site da Visa Factory.
É importante ressaltar também que alguns aspectos não mudaram, tais como a exigência GTE (Genuine Temporay Entrant), da carta de aceitação de estudos, e a necessidade de passar por exames médicos. Em virtude dessas mudanças e para facilitar o acesso ao visto, recomendamos contar com a consultoria da Visa Factory, solicitando através do e-mail maiorviagem@visafactory.com.br (nossos leitores tem desconto no serviço).