Victoria Baths Manchester: uma joia da arquitetura vitoriana
Uma visita a Manchester precisa incluir no roteiro um dos prédios vitorianos mais bonitos de toda a Inglaterra. O prédio do Victoria Baths, com fachada de alvenaria multicolorida e decoração terracota, chama a atenção já no exterior. Mas é sua parte interna, com lindos azulejos e as cores detalhadas de seus vitrais que impressionam. Somados a isso uma estrutura, com problemas de conservação (é importante que seja dito), que impressiona com o que já foi uma espécie de spa quando foi criado.
A primeira ideia da construção do que viria a se tornar o Victoria Baths Manchester data de 1897, mas somente dois anos depois o local onde seria instalado foi escolhido. A construção durou entre 1902 e 1906, quando finalmente foi aberto ao público. Apesar de ter custado mais que o dobro dos outros Publics Baths, o impressionante prédio logo chamou a atenção da população de Manchester e da Inglaterra em geral. Na época o prefeito da cidade apelidou o Victoria Baths Manchester de “palácio das águas”.
Por quase nove décadas o Victoria Baths forneceu instalações de lazer e tratamento para a comunidade local. Banhos privativos, três piscinas (uma para mulheres, outra para homens e uma mista) e banhos turcos eram oferecidos pelo local. Foi em 1914 que pela primeira vez foi permitida em suas instalações o banho público de homens e mulheres juntos. Em 1920 todos os domingos eram dedicados para que famílias pudessem nadar juntas pelas primeira vez. Em 1952 a primeira Aertaone pública da Inglaterra – espécie de hidromassagem – foi instalada no prédio. Mas os altos custos para a manutenção forçou o Manchester City Council a fechar as portas do Victoria Baths em 1993.
Desde 1998 diferentes esforços para a preservação desse histórico e lindo prédio vêm sendo feitos. Em 2003 o Victoria Baths entrou para um programa de restauração da BBC. Em uma votação popular por telefone venceu outros nove prédios ingleses em perigo de abandono. Dinheiro arrecadado através dessa campanha e doado pela loteria foram usados para restaurar parte do prédio. Até mesmo o príncipe Charles visitou o local na época para despertar a atenção para a necessidade de preservação.
Em 2006, para comemora o centenário do Victoria Baths Manchester, a piscina principal foi novamente enchida com água pela primeira vez em 13 anos. Desde 2017 o local foi reaberto ao público e recebe uma série de eventos que ajudam na manutenção do local e no processo de recuperação. Anualmente, entre abril e outubro está aberto também para visitação. As quartas feiras acontecem as visitas guiadas e no segundo domingo de cada mês a entrada é gratuita. Para saber mais informações sobre as visitas e eventos que acontecem no Victoria Baths Manchester visite o site oficial.
Nossa viagem para Manchester foi a convite do Visit Britain e teve os apoios do BritRail Pass, Cow Hollow Hotel e do chip internacional Mysimtravel.