Viagem com pet: Quanto tempo antes precisa comprar a passagem?
Especialista explica esta e outras questões que é preciso ficar atento para viajar com os animais de estimação

Viajar com o pet está de tornando cada vez mais comum. De acordo com dados das companhias aéreas, ano passado mais de 100 mil animais de estimação viajaram com seus donos. Mas entre todos os cuidados para garantir um viagem tranquila, você sabe quanto tempo antes precisa comprar a passagem?
Juliana Stephani, CEO da PETFriendly Turismo, empresa especializada no transporte de animais, alerta que o planejamento varia conforme o destino. A especialista diz que o tempo médio recomendando para viagens pro Chile e Argentina é de dois meses, enquanto para os EUA a média é de quatro meses. Já a Europa e o Reino Unido requerem seis meses de preparação e o Japão necessita de pelo menos oito meses. Mas há destinos, como a Austrália, em que a antecedência é de aproximadamente um ano.
Ela ressalta ainda que é preciso ficar atento ao cumprimento das exigências sanitárias, a obtenção de documentação adequada, a verificação de possíveis períodos de quarentena exigidos por alguns países e a escolha do melhor modo de transporte para o pet, seja na cabine ou no porão do avião.
Segundo a especialista, de uma forma geral os documentos necessários para o transporte de pets incluem microchip, vacina contra a raiva, exame sorológico (dependendo do destino), Import Permit, atestado de saúde e Certificado Veterinário Internacional. Mas há destinos que têm outras exigências.