Influenciadoras contam os melhores destinos para viagem com criança
Viajar com crianças está longe de ser uma tarefa fácil: requer muito planejamento, preparo, pique e adaptação. Por isso, para celebrar este Dia das Crianças, convidamos três mamães influenciadoras que são experts no assunto para descobrir quais são os melhores destinos para viagem com criança!
Leia também: Conheça o Site de perguntas e respostas para mães planejarem viagem para Disney
Quem disse que Pantanal não é um destino para viagem com criança? Para a super mamãe Nathália Gomes, do Kids2gether e mãe de cinco, é difícil falar de apenas um lugar no Brasil que as crianças amaram, mas ela afirma que se você perguntar pros pequenos qual foi a que mais marcou, é unânime: Pantanal. Para a família, o destino que concentra o maior ecossistema do Brasil, considerado também a nossa África Brasileira, surpreendeu a cada passeio.
“Uma boa pedida lá é se hospedar nas fazendas pantaneiras, pois lá as crianças já podem ter contato com os animais e também ter contato direto com a cultura dos boiadeiros locais. É tão bom viajar para fora do Brasil, que às vezes até nos esquecemos que algumas das paisagens mais lindas do mundo, sem contar a fauna e flora mais ricas do planeta estão bem aqui do nosso lado, dentro do nosso território! E antes que você me pergunte se vale a pena, eu já digo: conhecer esse paraíso com a família é uma experiência para a vida”!
A Nath exalta ainda os passeios incríveis pelo Pantanal com as kids, como os safáris fotográficos, pescarias e tours de charrete, uma experiência que promove não só o entretenimento dos pequenos, mas também o conhecimento deles sobre a natureza.
Quando o assunto é viagem com criança, Nath é expert no assunto. Sobre a inesquecível viagem ao Pantanal, reforça que o melhor período para avistar os bichos são de julho a outubro, que é a época de seca na região.
“Já na estrada, a natureza começou a nos dar as boas-vindas e, vivenciamos praticamente um safári, avistamos jacaré, capivara, veado campeiro, tuiuiú, entre outros. Tudo isso na Transpantaneira, que é uma estrada-parque de 147 quilômetros, que cruza o Pantanal inteiro. Nosso objetivo lá era fazer um safári. Sim, existem safáris dentro do Brasil! Na verdade, fizemos dois por dia: um pela manhã depois de um café bem reforçado com todas as iguarias da região, e outro à tarde, que se estendia até a noite. Para nossa felicidade – e mais ainda das kids! – vimos várias onças, araras-azuis, jacarés, tuiuiús, capivaras, macacos, ariranhas, garças e centenas de pássaros, cada um de uma cor diferente que nem imaginávamos que existia”, conta.
Um dos destaques da viagem da família “2gether” foi o Safari Noturno. Segundo Nath, “é imperdível: os jipes com suas lanternas apropriadas para focar os olhos dos bichos na escuridão conseguem flagrar animais com hábitos mais noturnos, como o lobo-guará, corujas, tamanduás etc. Nesse passeio, é bom levar um agasalho já que as temperaturas à noite podem surpreender (mesmo que os termômetros estejam explodindo de quente pela manhã!)”.
Outra memória da viagem com criança para o Pantanal foram as competições para ver quem avistava uma onça primeiro. Para a mamãe, era uma forma de entreter os pequenos.
“O difícil era manter as crianças quietas, já que qualquer barulho poderia assustar os animais. O “shhhhh” era a palavra mais falada para tentar acalmar a euforia das crianças”.
Nesta viagem Nath ressalta que todos os passeios foram acompanhados por guias, que fizeram a diferença. Um dos detalhes mais diferenciados foi o pôr do sol inexplicável de tão lindo com uma mistura de cores no céu. Além do safari, é possível realizar outras atividades no Pantanal com os pequenos, como canoagem, cavalgada, focagem noturna (que é o passeio realizado no Jipe com utilização de uma lanterna que facilita para ver os animais a noite) e o show dos tuiuiús caçando as piranhas nos rios.
“Vale viajar para lá estando preparado já que é Aventura o dia todo, portanto não esqueçam de levar roupas adequadas. Em uma região de florestas e rios, as roupas precisam ser adequadas, ou seja, confortáveis e que protejam contra os mosquitos. Chapéus e bonés são bem-vindos por conta do sol, assim como o protetor solar e os óculos escuros, não podendo faltar os tênis de caminhada. O Pantanal reserva mil surpresas para toda a família e tenho certeza que a sua também vai amar”, finaliza Nath.
Habitué de Miami, Joana Nolasco compartilha com seus filhos seu amor por uma das cidades mais visitadas da Flórida. Destino perfeito para levar os pequenos, não faltam programações que envolvem cultura, arte e entretenimento.
Um dos locais preferidos para Joana é o Ninja Lounge, paraíso para quem está fazendo viagem com criança, especialmente quando o pequeno tem muita energia. É espaço com pula-pula dos mais diversos tipos. Se o dia estiver mais quente, a opção é o Rapids Water Park, um parque aquático que fica perto de Palm Beach.
“Apesar de ficar um pouco longe, as crianças vão amar! Elas vão se divertir demais nos tobogãs e piscinas com corredeiras e boias. É realmente incrível”, conta.
Outro clássico em Miami para visitar com as crianças é o Miami Seaquarium, em que é possível ver um show incrível dos golfinhos e focas. O espaço funciona também como um centro de conservação da vida marinha local, ajudando a conscientização das crianças sobre a importância de cuidar da natureza e dos mares.
No entanto, o local favorito de Joana é o Frost Science Museum, um museu de ciências que abrange diferentes assuntos, como ecologia, química, física e espaço. Para estimular a atenção e o aprendizado das crianças, cada andar do museu é uma verdadeira viagem sensorial.
“Outro ponto também que amo no Frost, além do super aquário dentro dele, é que fica em frente ao PAMM, o Pérez Art Museum, para já introduzir as crianças no mundo das artes. Sempre tem exposições novas acontecendo. É super interessante”.
Para quem fará uma viagem com criança menor, Joana também destaca o Miami Children’s Museum, localizado perto do Frost Museum e do PAMM, que funciona como um gigantesco playground com cenários em que as crianças brincam e aprendem conceitos sobre economia, profissões, matemática e outros assuntos de uma forma mais lúdica.
Como Miami é uma cidade inesgotável até para crianças, outra sugestão de Joana para fazer com os pequenos é o Rubell Museum, focado em arte contemporânea.
“Como tudo é colorido e visualmente interessante, é ótimo para treinar o olhar das crianças para o belo”, finaliza.
Juliana Magalhães – Falando de Viagem
Mamãe de Clara, de 3 anos, e de Lucas, de 1 ano, Juliana, do Falando de Viagem, afirma que os melhores destinos para curtir uma viagem com criança envolvem a natureza e, principalmente, praia.
“Não acho que viagem com crianças tem que ter necessariamente parque de diversões. Lógico que muitas terão e serão ótimas. Mas conhecer praias, cachoeiras, parques naturais para mim é muito mais importante. São valores que quero transmitir para meus filhos. Quando minha filha mais velha, Clara, tinha apenas 4 meses passei quase 1 mês com ela nas Maldivas e foi maravilhoso. Com 1 ano ela já tinha 75 voos e conhecia 5 países”, conta Juliana.
As dinâmicas durante viagem com criança são diferentes. Para Juliana, “não existem destinos perfeitos para os pequenos. Todos podem ser ótimos, basta você querer muito ir, pesquisar bastante, ter jogo de cintura, respeitar os limites deles e não se frustrar com mudanças e adaptações de última hora. Além de Maldivas, Clara e Lucas já conheceram países como: Estados Unidos, Chile, Uruguai, Turks and Caicos, Suíça, Alemanha e França. E todas as viagens foram perfeitas e inesquecíveis. E em breve vem mais uma viajante para completar a turminha e fazermos mais bagunça pelo mundo”, conta.
Apesar de saber que certamente não se lembrarão de muitas viagens que fizeram quando novos, Juliana afirma que “um dia saberão de todas as histórias com fotos e vídeos. É lindo conhecer o mundo através dos olhos das crianças. São tantos aprendizados, novidades, momentos especiais. Isso é um dos maiores legados que você pode deixar para seus filhos”.