Trem Minas-Rio promete ser nova atração turística brasileira

A expectativa é que a partir do próximo semestre turistas possam fazer um passeio entre Minas e o Rio de Janeiro de trem. As locomotivas já foram recuperadas e nove vagões estão sendo preparados para transportar os turistas pelos 160 km que ligam Cataguases, em Minas Gerais, e Três Rios, no estado do Rio de Janeiro. Os passeios do Trem Minas-Rio serão realizados nos sábados, domingo e feriados.

Outras seis cidades serão contempladas com o passeio interestadual: Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas; e Sapucaia, no Rio de Janeiro. Os turistas poderão apreciar as belas paisagens, além de realizarem viagens temáticas e atividades culturais ao logo das estações. O projeto Trem Rio-Minas dedicado ao turismo é coordenado pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem.

Os trens poderão transportar até 850 passageiros, por dia de funcionamento, nos dois sentidos da ferrovia. As composições partirão simultaneamente de Cataguases (MG) e Três Rios (RJ). Os turistas poderão fazer o trajeto completo de ida e volta ou retornar para a origem trocando de trem na metade do caminho.

Segundo o Ministério do Turismo, o Brasil possui atualmente mais de 30 trens turísticos em operação. Recentemente foram retomados as discussões de grupo de trabalho para fomentar o Turismo Ferroviário. Cabe ao grupo a elaboração de políticas de fomento ao setor. A pauta do encontro abordou pontos como a necessidade de avanços normativos e legais na área para superar obstáculos ao adequado desenvolvimento do ramo no Brasil. O trem Rio-Minas tem o apoio do Ministério, das prefeituras e da iniciativa privada.

Related Posts

2 Comentários

  1. Fernando

    Quero saber quando inaugura o passeio. Quero reservar imediatamente. Já repassei para os amigos

    1. Otavio Furtado

      Ainda não saiu a data oficial da inauguração.
      Será fantástico, né?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *