Togu: japonês contemporâneo e intimista no Leblon
Tradicional no Leblon, o Togu após passar por reforma, está com cardápio renovado e o Maior Viagem foi conferir as novidades elaboradas pela chef Ana Zambelli. O resultado foi um jantar bem agradável, com pratos saborosos e criativos.
Inaugurado há 14 anos, o Togu está situado em um dos maiores pólos gastronômicos do Rio de Janeiro, a rua Dias Ferreira no Leblon. O nome vem do japonês e significa “Castelo do Imperador” ou “Casa das Palavras”, mas a verdade é que este bistrô japonês aconchegante e intimista, conquista seu público por pratos da culinária japonesa – e outros de origem asiática – elaborados pela criativa chef Ana Zambelli. A chef passou pelo restaurante El Bulli, do famoso chef Ferran Adriá, com quem aprendeu técnicas empregadas no Togu, como espumas e gelatinas que complementam com requinte seus pratos.
O ambiente é acolhedor, com algumas mesas externas que avançam pela calçada da Dias Ferreira e uma área interna com sofá confortável, um bar de onde saem os drinks da carta elaborada por Miguel Paes e o balcão de sushi. Algo que tenho valorizado bastante é o ambiente intimista e bem iluminado, que é o caso do interior do Togu, apresentando luminárias de parede e teto.
Um detalhe que me chamou a atenção foi o conhecimento do cardápio por parte dos simpáticos garçons, prontos para dar sugestões e explicar os detalhes dos pratos. Aliás, o cardápio reúne a clássica gastronomia japonesa e a contemporânea culinária ocidental, numa espécie de fusion, dando prioridade a ingredientes frescos.
Nosso jantar começou com mini tartar de atum com bardana (uma raiz que lembra o gengibre) e guacamole e mini tartar de salmão com cubos de shoyu e espuma de wasabi. O diferencial é que ao invés de servido em cubos, o peixe é macerado. Outra deliciosa novidade foi o “Como se Fosse Sashimi”: sashimi de atum com emulsão de kimchi, katsobushi, cebola adocicada, redução de aceto balsâmico e flocos de arroz selvagem que dá um crocante especial ao peixe; e o sashimi de salmão com vinagrete de manga, dressing de manjericão, teriyaki e brotos. Tudo acompanhado de dois drinks, o Bee’s Knees feito de gin, xarope artesanal de mel e especiarias, limão e angostura, servido em caneca e o Fly me to the Moon feito de saquê, xarope artesanal de framboesa, limão siciliano e aroma de hortelã, bem refrescante.
Além das peças clássicas da culinária japonesa servidas em combinados e duplas, a chef Ana Zambelli criou três versões de poke, feitos com atum, salmão e namorado. O cardápio também apresenta pratos mais elaborados, que nos foram servidos em versões reduzidas, para que pudéssemos experimentar três criações da chef. O Salmão com tartar de pupunha ao creme de kimchi, uma conserva de acelga; Atum semi-grelhado com arroz de shitake e nirá, redução de teriyaki balsâmico e salsa verde; e cubos de namorado com lâminas de banana da terra e pupunha em calda de leite de coco e maracujá. Todos três muito bem apresentados, com uma mistura perfeita de sabores.
Para finalizar, duas sobremesas: o clássico – e maravilhoso – ravioli crocante de café ao cardamomo com espuma de tangerina; e a novidade do cardápio, o delice de chocolate com confit de morango e creme de capim limão. Interessante a preocupação em manter o conceito de gastronomia oriental também nas sobremesas, já que as mesmas em restaurante japonês tendem a se repetir ou fugir desse conceito. Acompanhando o cafezinho, o crocante pé de moleque japonês, cubinhos de gergelim preto e branco, que achei super criativo e gostoso. Eu optei por um chá digestivo, bem aos moldes japoneses.
Certamente o sucesso do Togu está na mistura da forma intimista de receber seus clientes, do excelente atendimento e conhecimento dos garçons e do sabor e criatividade dos pratos servidos no restaurante de Denise Preciado, com quem tivemos oportunidade de conversar sobre gastronomia e viagens, tornando nossa noite ainda mais agradável.
SERVIÇO
Endereço: Rua Dias Ferreira, 90B – Leblon – Tel.: (21) 2294-2749 / 2294-2798
Horário de funcionamento: Segunda: 19h30 à 01h; Terça à sexta: 12h à 01h; Sábado: 13h à 01h; Domingo: 13h à 00h.
Delivery: Leblon, Ipanema, São Conrado, Jardim Botânico, Gávea, Lagoa
Myriam
Parabéns â equipe mas priincipalmente à Denise pela sua dedicação e empenho para que tudo saia perfeito !