Desova e soltura de tartarugas são atração no México
Recentemente fizemos um post em que contava a emoção de acompanhar a soltura das tartarugas no Oceanário de Aracaju. Mas não é só aqui no Brasil que temos a oportunidade de acompanhar de perto esse espetáculo da natureza. Desde a região de Boca de Teacapan até Nuevo Vallarta, na Riviera Nayarit, é possível acompanhar a desova e liberação de tartarugas marinhas. Das oito espécies existentes no mundo, sete vivem na costa do Pacífico do México. São aproximadamente um milhão de filhotes que chegam ao destino entre os meses de junho e dezembro.
A maioria das tartarugas é desovada na reserva de Nuevo Vallarta, que registra uma média de 5.500 ninhos e mais de 400 mil filhotes liberados. Em seguida vem a reserva de Platanitos, que recebe uma média de 3 mil ninhos – o equivalente a mais de 250 mil filhotes liberados. Quando o período de incubação acaba e os ovos eclodem, o público tem a oportunidade de liberar os filhotes – geralmente um por pessoa.
A apreciação e preservação dessas espécies é parte dos muitos projetos de educação ambiental desenvolvidos no Tesouro do Pacífico Mexicano. A iniciativa mobiliza comunidade, visitantes e tem ainda o respaldo conjunto de associações hoteleiras, governos municipais e autoridades federais, que promovem outras ações para assegurar a proteção de todos os filhotes. Certamente uma experiência que deixará a sua viagem para essa parte do México ainda mais especial.