Shoreditch: Conhecendo o lado gay descolado de Londres
Falar sobre uma região descolada em Londres, uma cidade comumente relacionada a seu clima cool e lado multicultural pode parecer estranho. Mas quando pensamos neste destino gay frequentemente só se escuta falar do clássico Soho e, mais recentemente, da agitada Vauxhall. Fato é que a Londres fervilha cultura gay por todos os lados e é igualmente interessante visitar essas regiões menos famosas e seus atrativos.
Conhecida atualmente pelo lado cutural efervescente, muito antes dos jovens artistas britânicos e pop-ups descoladas se instalarem em Shoreditch, a área já tinha uma via cultural gay intensa, muito apoiada nas cabeças mais liberais locais e suas busca de uma identidade um pouco diferenciada do padrão que percorre as ruas do famoso Soho. Se instalava nessa região um novo centro cultural e de entretenimento LGBT que, infelizmente, vem sofrendo nos últimos anos com a especulação imobiliária, desde que a região passou a ser uma das queridinhas dos jovens cools de Londres. Mas a resistência de muitos ainda faz de Shoreditch um bairro gay em Londres, agora com outros atrativos que tornam a visita ainda mais interessante. Tive a oportunidade de fazer um passeio pela região com o guia da City Unscripted, uma experiência diferenciada com um guia local que não só apresenta os locais, mas também explica melhor a respeito de cada um.
Um dos remanescente e mais interessantes locais para conhecer por lá é o Dalston Superstore. Uma espécie de bar/restaurante que atrai um público fiel desde o dia claro até as horas mais agitadas da noite. Coquetéis e comidas inspirados em temas locais dividem espaço com uma decoração queer, uma equipe super descolada, show de drag (mesmo de tarde) e apresentações de DJ. Mesmo assim não será complicado achar héteros frequentando o local. Diversidade e aceitação é a grande diferença de Shoreditch, um lugar em que todos afirmam ser possível demostrar carinho em público, mesmo na rua, sem receio de sofrer algum tipo de agressão.
Outro ponto imperdível em Shoreditch é o The Glory, um pequeno mas aconchegante pub com DJs e um palco para shows de Drags. Cerveja gelada, drinques baratos e uma cena gay alternativa fazem o sucesso do local que, apesar de ter a noite mais agitada no sábado, reserva espaço em sua agenda para exibições até mesmo em dias de semana. Com muito de suas festas e apresentações gratuitas, se torna uma excelente e barata opção de divertimento de um noite genuinamente gay londrina.
Andando pelas ruas será possível encontrar até uma super loja com roupas e objetos para quem curte algo mais picante. O Gear London é um subsolo oásis para os amantes de couro e de BDSM, mas há também algo interessante seja qual for seu estilo. Um lugar liberto de pudores, uma loja de tamanho grande e um descoberta para quem não imagina que a porta pequena revela algo desse tipo.
A cultura alternativa local é um dos grandes atrativos para quem visita Shoretich. A região é famosa pelos inúmeros e coloridos painéis de street art, que você verá a todo instante ao rodar a pé as ruas. Grandes nomes de artistas de rua como Shepard Fairey, Bem Enie e Bansky dividem espaço com outro ainda não famosos. Há ainda muitos espaços de arte e cinemas independentes, que apresentam artistas emergente e filmes fora do circuito comercial. Além de uma opção diferenciada, os prédios históricos são lindos.
Se você deixar para visitar a região de Shoreditch no domingo não deixe de conferir o Brick Lane Market. Entre restaurantes indianos, cafés e brechós que tomam conta dessa pequena rua, aos domingos é possível experimentar uma saborosa comida de rua feita com influência de diferentes culturas e países, tudo isso acompanhado de música ao vivo e bebida. Outro local imperdível aos domingos é a Columbia Road Flower Market e suas cores e cheiros de dezenas de tipos de flores. Dois ótimos locais para curtir com um date. Mas se você preferir um cantinho menos agitado e com ótimas opções, procure um dos bares da Rivington Street e seus charmosos jardins a céu aberto para levar o acompanhante.
Seja para se hospedar ou para conhecer, um tour gay pela região precisa incluir o famoso Ace Hotel. A cadeia de hotéis foi criada nos Estados Unidos por três proprietários gays em 1999. Em 2013 chegou a Londres e o ambiente descontraído e uma série de eventos fez com que se tornasse fosse a hospedagem de muitos artistas da nova geração e do público LGBT. Até hoje sua programação intensa e localização atraem hóspedes ou passantes que querem curtir Shoreditch.
Nossa viagem para Londres foi a convite do Visit Britain e contou com os apoios do Brit Rail Pass, do chip internacional Mysimtravel e dos hotéis The Westbury Mayfair e Shangri-la London.