Como tirar a segunda via do Comprovante de Vacinação da Febre Amarela

Muita gente se preocupa sobre o prazo de validade de passaporte exigido pelos países quando vai viajar, mas é preciso ficar atento a outras exigências também, como a do Comprovante de Vacinação de Febre Amarela. Já falamos aqui sobre a lista de países que exigem dos brasileiros esse comprovante e também tudo sobre o comprovante internacional de vacinação de febre amarela. Mas e quando perdemos o documento? Como tirar a segunda via do Comprovante de Vacinação da Febre Amarela?

Primeiro é preciso dizer o quanto esse comprovante é importante. Então a dica é manter ele sempre junto do passaporte e vale até mesmo grampear em uma folha para não perder. Mas se você tiver perdido a solução é mais simples do que parece. Não será necessário tomar uma nova dose da vacina da Febre Amarela, já que a mesma tem validade vitalícia.

Para conseguir a segunda via do Comprovante de Vacinação da Febre Amarela basta ir até a unidade de saúde onde você tomou a vacina e solicitar a mesma, apresentando seu CPF e um documento com foto. Os postos possuem o registro de quem se vacinou lá, mas é importante ficar atento que alguns não emitem o Comprovantes Internacional de Vacinação da Febre Amarela e para viajar, nesse caso, será preciso solicitar o mesmo. Se você nunca emitiu o comprovante internacional basta seguir os passos que ensinamos no post a respeito (clique no link).

Mas se você já tiver emitido o comprovante internacional e apenas precisa da segunda via do documento existem duas opções: Se o posto de saúde que você tomou emite o certificado internacional basta solicitar nele. Mas se emite apenas o comprovante brasileiro ou se você não sabe se emite o internacional no posto de saúde, e você já tinha o certificado internacional anteriormente, o melhor caminho é ir direto ao posto da Anvisa nos aeroportos. Lá também há o controle de todo viajante que já emitiu e o processo para conseguir a segunda via do Comprovante de Vacinação da Febre Amarela é igualmente simples. Não é preciso agendamento prévio, basta levar o CPF e um documento com foto para solicitar. Importante ressaltar que apenas a própria pessoa pode ir pessoalmente fazer o pedido da segunda via e que o mesmo fica pronto na hora. Prático e simples.

Related Posts

4 Comentários

  1. alex martins

    minha carteira de vacinação foi extraviada… tenho 58 anos… fui informado que se não me lembrar onde que foi tomar todas as doses… terei de me vacinar novamente… Fica minha pergunta… pode o cidadão ser vacinado aleatoriamente … indiscriminadamente…. o estado pode ser responsabilizado pela desordem e descontrole em seus registros publicos….???

  2. Luciana Gusso

    Na minha cidade, Campinas/SP, teve campanha de vacinação em 2017, se não me engano, e o posto que fica no bairro não localizou o meu nome, nem o do meu marido e nem o do meu filho para emissão da 2a via do comprovante de vacinação.
    Precisamos do comprovante para viajar e não sei o que fazer, senão tomar outra dose da vacina.

  3. LAURECI SANTOS

    Cabe dizer aqui que depois que o governo comecou a oferecer cadastramento e impressao da certificacao online, a Anvisa nao imprime mais nada no postos, mas tbm esse sitema online nao contempla as pessoas que precisam a segunda via. Eu pessoalmente nao sei o que fazer, ja deixei a minha na Australia para poder vistar o Brasil. Embarco esta semana e ate agora nao consegui minha segunda via.

    1. Cristiani Vieira

      Oi Laureci! Você conseguiu entrar sem o comprovante da vacina? Pois estou com o mesmo problema 🙁

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *