SEA LIFE Orlando Aquarium recebe yellow tangs
O aquário SEA LIFE Orlando acaba de dar as boas-vindas a um novo grupo de yellow tangs, também conhecido como cirurgião amarelo ou tang amarelo (Zebrasoma flavescens), criados totalmente em cativeiro. Esse grupo de peixes está entre os primeiros de sua espécie a serem fruto de um inovador avanço tecnológico de reprodução em cativeiro, do Oceanic Institute of Hawaii.
O grupo de estudos “The Finfish Research Group”, do Oceanic Institute, espera reduzir a pressão nas populações de animais selvagens e preservar o frágil ecossistema dos oceanos ao desenvolver pesquisas de tecnologias que respeitem o ambiente em reprodutores biológicos, nutrição viva e métodos de produção em cativeiro para espécies marinhas. Esses esforços ajudam o Oceanic Institute a alcançar seus objetivos de criar uma vida marinha selvagem, ao invés de retirá-la dos oceanos.
As novas chegadas são destacadas em um habitat ao alcance do olhar dos pequenos visitantes, que podem observar os yellow tangs se alimentarem e nadarem o dia todo. O aquário já abriga tangs azuis, as celebridades primas dos tangs amarelos, e também seus famosos amigos peixes-palhaço.
Os tange são peixes herbívoros que comem matéria vegetal, por isso são uma espécie muito importante para o ecossistema de recifes, já que eles comem e, assim, limpam a alga dos corais. Os tangs são alimentados com algas marinhas nori, eles as buscam durante o dia, o que imita seu comportamento natural de alimentação, já que são peixes diurnos. Os yellow tangs treinam para nadar juntos como uma estratégia de defesa na natureza. Uma curiosidade interessante é que a mancha branca na base da sua cauda é na verdade um bisturi afiado que eles usam para defesa e agressão, daí o nome de cirurgião amarelo.