Leeli Lounge: A principal sala VIP do aeroporto das Maldivas
O aeroporto Ibhahim Nasir, em Malé (capital das Maldivas) é um dos mais curiosos que já conheci. Primeiro pousar nas Maldivas é puro encantamento, já que a vista do avião já mostra o que o destino tem a oferecer de melhor: beleza natural ímpar. Mas o pequeno aeroporto ainda tem outras curiosidades, como o fato de não ser possível chegar até ele de carro, já que não existe ponte ligando a Ilha de Hulhulé (onde está localizado) ao resto do arquipélago. Mas como a maioria dos turistas que chegam ao destino vão mesmo para algum resort, isso não é problema já que os mesmos disponibilizam barcos e hidroaviões para esse deslocamento.
Chegamos e partimos das Maldivas a bordo da executiva da Qatar Airways e ficamos hospedados no Velassaru Maldives que nos forneceu o transporte de speed boat até o resort. Ao chegarmos nas Maldivas pude perceber o quanto, apesar do fluxo intenso de passageiros, o aeroporto é pequeno antigo. Chamou a minha atenção isso, uma vez que as Maldivas são destino de turismo de luxo. Apesar disso o aeroporto conta com uma infraestrutura satisfatória de lojas e restaurantes. Para saírmos do país, por ser um voo internacional até Doha, precisamos chegar mais cedo e por isso o fato de ter acesso a uma sala VIP do aeroporto das Maldivas fez toda a diferença.
Comparada as salas VIPs que conhecemos de outros aeroportos ela é pequena e com poucos serviços disponíveis, ainda mais se comparada a de Doha que tínhamos passado antes de chegar ao destino. Mas, se pensarmos no tamanho e estilo do aeroporto, a Leeli Lounge é de certa forma satisfatória. Por ser a maior e principal do aeroporto, com capacidade para 150 pessoas, essa é a sala mais utilizada pelas companhias aéreas e provavelmente será a que você será indicado a utilizar quando estiver fazendo a sua viagem para as Maldivas.
A área de convivência é com mesas e poltronas, todas com facilidade de tomadas, que não criam um clima intimista. Ao contrário, parece até mais uma sala de espera de aeroporto só que mais confortável. O serviço de wi-fi é bom, embora a senha para acessá-lo é dada em um papel e foi preciso experimentar umas quatro até achar uma que estivesse ativa. Os banheiros são normais (longe de ser um banheiro de sala VIP) e não possuem chuveiro. É possível acompanhar o movimento dos aviões na pista do aeroporto através das janelas de vidro da sala, além de ter todas as informações sobre embarque através de monitores de TV.
No quesito gastronomia a sala até que oferece uma boa quantidade de opção de comida e bebida, desde pequenos lanches até refeições maiores com massas. Considero esse o ponto positivo mais forte dessa sala VIP, ainda mais que em algumas grandes que já visitei essa parte deixou muito a desejar.
De uma forma geral a sala é satisfatória, mas como provavelmente você só usará ela mesmo entre o check-in e a hora do embarque, já que as Maldivas não são comumente um ponto de escala para outros destinos, a sala VIP do aeroporto das Maldivas atende esse curto período.
Resumo:
Acomodações: Sala pequena com sofás e mesas, mas com bastante tomadas disponíveis.
Alimentação: Buffet completo com opções de lanches e refeições. Certamente o ponto mais positivo da sala.
Atendimento: Equipe pequena e front desk apenas com um funcionário. Satisfatório.
Facilidades: Internet gratuita e de qualidade, bastante tomadas acessíveis.
Localização: No primeiro andar da área de embarque, próximo ao Duty Free.
Horário de funcionamento: Das 06h30 até o último voo.