Um roteiro por 15 vinícolas de Napa Valley
Com mais de 400 vinícolas a região de Napa Valley é um verdadeiro oásis para os amentes de vinho. De lá sai 80% da produção norte-americana da bebida e o enoturismo também é outro importante motor da economia local. Com degustações, tours e vistas deslumbrantes, as vinícolas de Napa Valley são sem dúvida um excelente programa de viagem. Mas com tantas opções, quais visitar? Claro que não conseguimos visitar todas (bem que queríamos), mas em nossa pesquisa para organizar a viagem para a região listamos quinze que consideramos mais interessantes.
É preciso destacar que muitas das vinícolas de Napa Valley são familiares, algumas bem pequenas, e por isso é preciso fazer reserva antecipada para uma visita. Mesmo as grandes vinícolas, por serem mais famosas, recebem diariamente muitos turistas e vale você garantir a sua reserva para poder ter certeza que conseguirá fazer o tour ou a degustação desejada. Confira a nossa lista de quinze sugestões e escolha qual vinícola de Napa Valley você quer visitar.
Projetada para passeios e degustações especiais, essa vinícola de origem espanhola tem uma arquitetura inovadora, vistas espetaculares e vinificação artesanal. Construído em uma colina, a sala de degustação tem vista panorâmica de colinas, vinhedos e San Pablo Bay. Esculturas do artista residente Gordon Huether e instalações exclusivas de arte deixam o local ainda mais bonito. Destaque para o Reserve Pinot Noir que só está disponível na própria vinícola, mas ainda tem Sauvignon Blanc, Tempranillo, Merlot e Albarino. As degustações oferecidas vão desde as acompanhas com queijo, degustação a luz de vela na sala de barril, entre outras.
Uma das mais antigas vinícolas de Napa Valley, criada em 1876 é um ícone quando falamos de vinho nos Estados Unidos. Em 1883 começou a construção da mansão, uma cópia da casa da família localizada na região do Reno. Esse clima intimista deixa a visita ainda mais especial, sendo possível degustar, por exemplo, um vinho na linda biblioteca da propriedade. Pioneira na indústria, e Beringer é a primeira e única vinícola do mundo a ter um vinho branco e um vinho tinto eleitos os melhores do mundo pelo Wine Spectator. Uma visita história e deliciosa para quem estiver por Napa Valley.
Único castelo da Toscana construído nos Estados Unidos, o Castello di Amorosa oferece uma experiência medieval desde 2007. Após visitar várias vinícolas europeias, Dario Sattui, um enólogo italiano da quarta geração, resolveu levar o clima europeu para a região de Napa Valley. Um enorme salão com réplica de dois andares de frescos pintados da Toscana e uma lareira de 500 anos colocam os visitantes no clima. A sala de barril inclui além dos vinhos deliciosos, trajes antigos romanos. Uma viagem a Itália sem sair dos Estados Unidos.
Para quem busca uma experiência mais exclusiva, em um cenário bastante calmo, o castelo de pedra esculpido em uma encosta com vista para um jardim chinês, lago e vinhas, na base do Monte de Santa Helena. Construído em 1888 teve nas pedras uma maneira de regular a temperatura para a produção do vinho. O que em 1960 foi construído para ser um residencial se transformou posteriormente na sala de degustação, embora o local ainda receba convidados da família. É uma das poucas que não faz pré-reserva para o tour, mas não há qualquer tipo de problema para visitar a vinícola.
Em 1972, Clos du Val comprou terras no Stags Leap District e fez seus primeiros vinhos, incluindo o lendário Clos Du Val 1972 Cabernet Sauvignon, selecionado para o famoso Judgment os Paris Tasting. Hoje a vinícola cresceu com propriedades em Carneros e Yountville. Com 30 blocos distintos de Cabernet Sauvignon, a uva que fez a fama da vinícola continua sendo o grande destaque. Mas também merecem destaque os vinhos Pinot Noir e Chardonnays.
Uma das vinícolas que visitamos na região (clique no link para ler a matéria), a Domaine Carneros pertence a família Taittinger. Especializada em espumantes vale a visita pelos ótimos vinhos, espumantes ou não, pela exuberante vista e pelo charmoso casarão inspirado na propriedade francesa da Taittinger. Localizada ao lado da rodovia que liga Napa a Carneros é ponto obrigatório para quem está na região e considerada uma atração turística local. O tour não é dos mais bonitos, embora seja interessante pela aula sobre a produção e consumo dos espumantes. Aposta na deliciosa degustação.
O nome já mostra porque essa é uma das vinícolas mais famosas da região de Napa Valley. Foi a primeira vinícola estabelecida nos Estados Unidos por um produtor francês. Inicialmente cultivou suas uvas no Monte Veeder, mas logo se mudou para Los Carneros. Com isso, expandiu sua produção para Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay, mais tarde incluindo também o Carbenet Sauvignon, feito de uvas plantas ao redor de sua adega e nas encostas do monte. Os tour e degustações fazem a festas dos visitantes.
Tudo começou em 1879, quando um capitão finlandês chegou a Rutherford para construir uma propriedade de vinho que rivalizaria com a Europa. A famosa safra de 1941 fez o nome dos vinhos produzidos na vinícola que permanece até hoje como uma das mais importantes da região. Em 1975, Francis e Eleanor Coppola compraram a propriedade e usaram seu dinheiro e prestígio para reunir as vinhas originais e retomar a produção histórica do local. Pelo nome famoso por trás é umas das vinícolas que dificilmente você conseguirá fazer o tour ou a degustação sem fazer uma pré-reserva.
Outra marca famosa de espumante que está na região é a Mumm. Além de degustar excelentes vinhos, uma verdadeira galeria de arte fotográfica encanta nesta propriedade. O tour é bastante disputado por turistas e é indicado fazer a pré-reserva. Há ainda as degustações que podem acontecer no lindo pátio ou na sala especial, além de um belíssimo terraço, com vista para as vinhas, que acaba sendo a opção para a degustação de muitos visitantes.
Essa vinícola é muito procurada pelos turistas que querem aproveitar o clima para fazer um piquenique em uma vinícola de Napa Valley. Tudo começou na década de 70, em uma adega bem pequena. A adega mudou de mão várias vezes até que em 1996 ganhou reputação com o Chardonnay. A introdução de carvalho francês a produção, em 2007, apenas deixou o sabor ainda melhor. O lindo pátio da propriedade é mesmo o grande charme, por isso o sucesso com os piqueniques.
Apesar de pouco famosa, essa vinícola impressiona por sua arquitetura. A visita é a oportunidade de experimentar o estilo europeu com o jeito americano de produzir vinho. Por ser menor, qualquer visita precisa ser reservada anteriormente. Para os visitantes existem as opções de fazer degustação ou uma visita guiada pela propriedade.
Para obrigatória para quem estiver por Napa Valley, a Robert Mondavi é uma vinícola que é uma verdadeira aula de história sobre a produção de vinho na região. A degustação é excelente já que os vinhos são reconhecidos como de alta qualidade, mas não deixe de fazer algum dos tours oferecidos e conhecer de perto essa fascinante propriedade, conhecer mais sobre a sua história, degustar vinhos de maneira especial e ainda apreciar as inúmeras obras de arte que enfeitam essa que é uma das mais importantes vinícolas de Napa Valley. Clique no link e leia como foi a nossa experiência por lá.
Conhecida há mais de 50 anos pelos seus espumantes, essa vinícola ficou abandonada por anos foi retomada em 1965 se tornando a primeira americana a produzir espumantes com uvas Chardonnay. O clima familiar é um convite a conhecer a charmosa propriedade através dos tours que podem ser desde o mais simples, de visita a vinícola, até uma visita especial degustando apenas os espumantes de produção limitada.
Uma longa e privada estrada te leva a essa vinícola conhecida pelos seus belos jardins, muita beleza natural, muita história e, claro, vinhos deliciosos. A adega de pedra é do século XIX e a propriedade em estilo vitoriano chamam a atenção dos visitantes. Noventa hectares de vinhas estão cuidadosamente divididos em 23 blocos que combinam cada variedade de uva. A premiada field blend, o Cabernet Sauvigon são o destaque. Mas é preciso fazer reserva antecipada para a visita, já que não existe a possibilidade de visitar o local sem agendamento prévio.
Fundada em 1885, essa propriedade familiar é bem charmosa. Também muito procurada para piqueniques, é conhecida por sua incrível loja de queijos, deli e salumeria. As mesas nos terraços de três níveis são um convite a sentar e degustar um dos mais 60 tipos de vinho acompanhado das delícias vendidas na loja em um delicioso piquenique com uma linda vista. Os vinhos são cultivados de forma sustentável e vendidos exclusivamente na adega. Além das degustações, nos meses mais quentes do ano também são famosos os churrascos aos fins de semana.
Nos apoiaram nesta viagem para San Francisco, na Califórnia: Fairmont Heritage Place Ghirardelli Square, AccorHotels, Mysimtravel e San Franciso Travel
Sol Souza
Estou aqui na Califórnia e li toda sua informação sobre as vinícolas! Encantada com Napa Valley, realmente encantador.
Otavio Furtado
Que bom que gostou das dicas!