Roteiro Hong Kong: Descubra o que fazer nesse destino chinês cosmopolita
Apesar de ser considerado território chinês, Hong Kong é um destino diferente do que você irá encontrar nas outras cidades da China. Isso porque Hong Kong foi durante muito tempo território britânico e ainda sofre bastante influência desta época, mesmo que desde 1997 a China tenha reassumido a soberania. Tanto que, assim como Macau, é considerada uma região administrativa especial. Para os viajantes brasileiros as principais diferenças dessa situação são, por exemplo, a moeda que não é igual a do restante da China, lá o dinheiro é o Dólar de Hong Kong, a não necessidade de visto para entrada e a fluência da população no Inglês.
Mas essa situação diferente também se reflete no que você irá encontrar quando visitar Hong Kong, já que a cidade alia a tradição milenar chinesa com a modernidade inglesas que transformou o destino no centro financeiro asiático. E é exatamente isso que você poderá conferir a cada passo pela cidade, se surpreendendo com o lado cosmopolita e moderno e tendo contato com tradições chinesas que permanecem vivas por lá. A vida agitada de seus habitantes é facilitada por um sistema de transporte completo, que ajudará você a se deslocar para os passeios por toda Hong Kong, e o relevo que a espreme entre o mar e a montanha forçou a verticalização de suas construções, gerando um dos skylines mais interessantes e modernos do mundo. Por isso mesmo, e até por conta de seu trânsito caótico, a melhor maneira de rodar a cidade e a pé ou de transporte público, principalmente utilizando o ótimo sistema de metrô.
Ele te levará a todas as partes da cidade, inclusive as mais distantes como o aeroporto que fica Ilha de Lantau. É nela também que ficam duas atrações muito procuradas pelos turistas em Hong Kong, onde novamente o tradicional e o moderno estão próximos, respectivamente o Grande Buda de Hong Kong, que tem ao lado o Monastério Po Lin, e a Disneyland de Hong Kong (que não visitamos mas faz parte das grandes atrações locais). Outra atração que não visitamos, mas pode fazer parte do seu roteiro, são as praias de Hong Kong. Estávamos vindo das Maldivas, um destino com praias reconhecidamente mais bonitas, e com pouco tempo para “gastarmos” na praia. Mas quem estiver por mais dias pela cidade pode aproveitar para conhecer. As mais próximas a região central da cidade são as de Repulse Bay e Middle Bay.
Certamente se você já pesquisou sobre Hong Kong já ouviu falar do The Peak, de onde se tem uma das vistas mais bonitas do destino. Mas outro ponto interessante para ver Hong Kong e admirar seu skyline fantástico é a partir da Península Kowloon, principalmente na região próximas aos museus e ao Hong Kong Cultural Centre, de onde se tem a melhor visão para o show diário noturno de luzes e cores Symphony os Lights. Por isso mesmo a dica é se programar para conhecer essa parte de Hong Kong, também conhecida pelos seus cassinos e mercados e ruas de compras com a possibilidade de ficar até de noite para assistir ao espetáculo. Fizemos um poste especial com o que achamos que vale a pena ser visitado e o que é perda de tempo nessa região (clique no link acima).
Mas o lugar que merece mais tempo dedicado, até para fazer com calma e poder caminhar pelas ruas principais e as menores e admirar o contraste evidente do moderno e o antigo é mesmo o centro da cidade. Foi lá que ficamos hospedados, no The Landmark Mandarin Oriental Hong Kong, o que facilitou muito conhecer essa região a pé. Cultura, arquitetura, religião, compras e gastronomia fazem parte do que você deve aproveitar no centro de Hong Kong. Será uma oportunidade de ver de perto os famosos prédios do centro financeiro, observar as vitrines ou quem sabe comprar nas lojas de grife, experimentar os tradicionais chás vendidos nas lojinhas, ver as feiras de produtos locais, passear por galerias de arte e visitar templos.
Outa característica que mostra essa cidade cosmopolita é a gastronomia local. Hong Kong tem diversos restaurantes muito interessantes, desde os mais tradicionais de comida chinesa até os mais modernos com comida contemporânea. Certamente não será difícil encontrar algum que agrade o seu gosto (e também o seu bolso). Demos algumas dicas de restaurantes que achamos que vale muito a pena você conhecer.
Deixe-se surpreender por esse destino que nos deixou tão impressionados que estamos já com vontade de voltar e explorar ainda mais a fundo. Hong Kong é daquelas cidades que você pode ir mais de uma vez que sempre terá coisas novas e interessantes para descobrir. Se você já conhecer o destino e conhece algo interessante que não citamos deixe seu comentário abaixo.