Rocky Spirit está de volta ao Rio
Após o enorme sucesso em São Paulo, o Rocky Spirit está de volta ao Rio de Janeiro. O maior festival de cinema ao ar livre do Brasil vai desembarcar na Cidade Maravilhosa com a promessa de inspirar e emocionar quem aprecia a vida e as atividades outdoor. Na quarta edição carioca, a organização traz 27 títulos inéditos que serão exibidos em uma tela gigante de 150 m², com imagens em alta definição. Depois de passar pela Lagoa e por Copacabana, o evento retorna para a Praia de Ipanema, em frente ao posto 10, nos dias 24 e 25 de setembro.
Criado em 2010, o Rocky Spirit – maior festival de filmes outdoor do país – é um evento cultural gratuito, que já reuniu em suas cinco edições aproximadamente 50 mil pessoas. O festival é aberto ao público e é iniciativa da editora Rocky Mountain – responsável pelas revistas Go Outside, Hardcore, Runner’s World, Bicycling e Women’s Health.
O Rocky Spirit reúne os melhores documentários de aventura produzidos recentemente no mundo com temas como mountain bike, montanhismo, trekking, slackline, escalada e meio ambiente. Entre os destaques estão: “Showdown at Horseshoe Hell”, que conta com imagens de uma competição de escalada fora do convencional e “The Great Siberian Traverse”, sobre uma expedição de esqui que cruza a ferrovia Transiberiana. Há também filmes sobre mountain bike na República Soviética, cicloturismo no Uruguay, surf no Havaí e na África do Sul, montanhismo nos Andes e no Everest, entre muitos outros lugares e modalidades.
Já entre as produções brasileiras, uma que promete emocionar é a “De Costa a Costa”, que retrata a última participação do ultraciclista Cláudio Clarindo na Race Across America. O santista entrou pra a história da modalidade ao participar cinco vezes da mais desafiadora prova de longa distância do ciclismo de estrada. O fotógrafo Gabriel Rodrigues acompanhou a edição de 2015 da competição ao lado de Clarindo, revelando dias de luta, amor ao esporte e superação de todos os limites. O ciclista morreria poucos meses depois, em janeiro de 2016, ao ser atropelado durante um treino – fazendo deste filme uma homenagem a um atleta genial.
Ao final de cada edição, o público e uma comissão de jurados escolhem os melhores filmes (nacional e internacional) do Rocky Spirit.
Além de exibir 25 títulos inéditos sobre esporte e aventura, o festival traz para o público dois shows tipicamente cariocas: Orquestra Voadora e a banda de rock Suricato. Para criar um ambiente propício para o maior festival outdoor, a Orquestra Voadora abre as atrações no entardecer de sábado, dia 24 de setembro. A arena, que será montada ao ar livre no Posto 10 em Ipanema, contará com o estilo musical que mistura marchinhas de carnaval, rock e música pop no geral. A banda Suricato, que já tocou em outra edição do evento, irá tocar no domingo, abrindo o evento. Trazendo uma mistura de rock, indie folk e toques de MPB, eles irão movimentar o último dia de festival em Ipanema.