Qual o risco de usar protetor solar vencido
Especialista faz alerta sobre risco de queimaduras graves
Com a proximidade da época do ano com calor intenso é preciso ficar atento aos cuidados com a pele. A enfermeira Andrezza Silvano Barreto, da Vuelo Pharma, faz um alerta sobre o uso de protetor solar vencido e as consequências que isso pode causar.
Segundo a especialista o uso errado pode gerar queimaduras solares graves, como o caso recente de uma criança de 10 anos que foi internada após usar protetor solar vencido. “Muitos não sabem, mas a fórmula do protetor solar perde sua eficácia após o prazo de validade, deixando a pele vulnerável aos raios UV”, explica.
Ao longo do tempo, o protetor solar pode sofrer alterações químicas, perdendo sua capacidade de bloquear os raios UVA e UVB. Além disso, o produto pode adquirir uma consistência ou odor diferente, indicando que não está mais apto para o uso.
Além de ficar atento a validade, Andrezza lembra ainda que é preciso reaplicar o protetor solar a cada duas horas, especialmente em situações de maior exposição, como praia, piscina ou atividades ao ar livre.