Número de caso de Sífilis cai de forma geral e ainda mais entre homens gay e bissexuais

Especialistas apontam fatores que podem ter causando a queda de diagnósticos

Redução do número do casos de Sífilis
Números são importantes, mas especialistas lembram que doença chegou a ser quase erradicada há 20 anos Crédito: Ketut Subiyanto/Pexels

O número de diagnósticos de sífilis primária e secundária caiu 10% no último ano nos Estados Unidos, segundo dados do Centros de Controle de Doenças (CDC). A queda foi ainda mais acentuada (13%) entre homens que fazem sexo com homens, ou seja gay ou bissexual.

Reserva de hotel na Booking

Esta foi a primeira vez que uma queda de diagnósticos da doença foi sinalizada desde que o levantamento levou em consideração a sexualidade como um dos quesitos de análise. A gonorreia também teve queda (7%), embora outras IST, a Clamídia, tenha se mantido estável.

Os números são bons sinais, mas segundo especialistas devem ser analisados com cautela uma vez que mais de 2 milhões de Infecções Sexualmente Transmissíveis foram diagnosticadas ano passado. Para Dr. Jonathan Mermin, diretor do centro nacional de prevenção de ISTs do CDC, há motivos para celebrar até porque ele acredita que seja resultado de três fatores: financiamento adicional para os departamentos de saúde pública, mudanças no comportamento sexual e o recente desenvolvimento de novos antibióticos.

Combinadas, todas essas atividades diferentes podem ter levado a algumas das reduções que estamos vendo

O uso da doxiciclina, também conhecido como doxyPEP, é apontada como um dos principais motivos pra redução dos números de sífilis. Mas vale lembrar que a doença que foi quase erradicada há 20 anos teve um aumento de diagnóstico nos últimos anos.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *