Quais países é preciso ficar mais atento a comida quando visitar
Levantamento de seguro de viagem mostra quais países têm mais casos de intoxicação alimentar

Experimentar a gastronomia local faz parte das vivências de quando estamos viajando para algum país estrangeiro. Mas com diferentes hábitos alimentares e regras sobre saúde pública, é preciso ficar atento para evitar passar mal e estragar a viagem.
Um ranking feito por Coris, empresa de assistência e seguro viagem, mostrou quais são os países que lideram os casos de intoxicação alimentar. Vale ficar um pouco mais atento quando for visitar algum desses, mas vale lembrar que em qualquer lugar do mundo há riscos.
A Tailândia e o Marrocos apresentam mais de 33% dos casos médicos registrados por viajantes com contratação da Coris ligados a intoxicação alimentar. O México vem logo atrás com 28%, seguido da Indonésia (21%) e Peru (20%).
Além das questões de higiene, é preciso lembrar que alguns casos podem ter sido causados por adaptação do organismo a novos ingredientes e métodos de preparo locais. “Muitas vezes, alimentos aparentemente inofensivos podem causar reações adversas, especialmente quando preparados com ingredientes aos quais o viajante não está habituado”, explica Tais Mahalem, Diretora de E-commerce da Coris.
Algumas dicas ajudam a minimizar a chance de ter problemas. Pesquisar sobre a higiene dos estabelecimentos e a reputação dos restaurantes locais antes de ir conhecer; lavar as mãos com frequência, principalmente antes das refeições; evitar consumir alimentos crus ou mal cozidos, especialmente carnes, frutos do mar e ovos; e preferir água engarrafada ou fervida e evite gelo em bebidas são alguns deles.