Confira os vencedores do Prêmio Veja Comer & Beber Rio 2019
Em uma noite de festa no ExC, o melhor da gastronomia carioca se reuniu ontem para a entrega do Prêmio Veja Comer & Beber Rio 2019. Foram mais de trinta categorias premiadas através de votos de 29 jurados moradores do Rio de Janeiro com diferentes perfis profissionais. O Maior Viagem teve a honra de ter nosso editor Otavio Furtado como jurado nas categorias de “comidinhas”.
Privilegiando pequenos fornecedores e respeitando a sazonalidade dos ingredientes que ele mesmo faz questão de comprar, Alberto Landgraf une a base da culinária francesa com técnicas orientais para suas criações no Oteque. Desse cuidado com o que serve e mistura de suas influências, Landgraf faturou o título de Chef do Ano no Prêmio Veja Comer & Beber Rio 2019. Já o título de Chef Revelação ficou com Ignácio Pexioto, a frente do Bagatelle. Transformar a comida de um local conhecido pelo clima de festa como um dos principais atrativos foi o maior desafio do chef, que comanda a cozinha da filial carioca do famoso bistrô criado em Nova York. Paulista de 26 anos, Henrique Rossaneli ficou mais conhecido após a sua participação no The Taste Brasil em 2015. Desde março comanda a doçaria do Lilia Café instalado no CCBB e suas criações lhe renderam o inédito título de Doceiro do Ano no Prêmio Veja Comer & Beber Rio 2019. Já Lelo Forti, do Stuzzi, ficou com o merecido título de Bartender do Ano. E pensar que tudo começou quando ainda investia em artes cênicas e foi trabalhar na noite para pagar as contas. De lá pra cá ele se tornou um dos mais disputados bartenders da noite carioca e comanda a casa que costuma lotar na Dias Ferreira.
E por falar nesse assunto, os bares mereceram destaque na premiação da Veja Comer & Beber Rio 2019. Sob comando de Leo Forti, o Stuzzi faturou o prêmio de Melhor Carta de Drinques, enquanto o Hop Lab Pub com suas trinta torneiras ficou com a premiação de Melhor Carta de Cervejas. Para quem curte beber com os amigos apreciando as belezas do Rio, o The Rooftop do Yoo2, com sua vista espetacular para o Pão de Açúcar, ficou com o primeiro lugar na categoria Bar com o Melhor Visual. Outra duas características marcantes da cidade também foram premiadas no Veja Comer & Beber Rio 2019: O tijucano Bar do Momo faturou o título de Melhor Boteco, enquanto a filia pé na areia do Aconchego Carioca, que fica no Leme, foi eleito o Melhor Quiosque. Já o ar descolado e preços convidativos deram ao Quartinho Bar, de Botafogo, o primeiro lugar na categoria Bar Revelação. Finalizando esse grupo da premiação, o Bar Da Gema voltou a conquistar o título de Melhor Coxinha da cidade, que já tinha faturado em 2014, e o Pabu Izakaya levou a premiação de Melhor Izakaya, espécie de boteco japonês.
Outro grupo da premiação, Comidinhas, como já falamos, teve o Maior Viagem fazendo parte do juri. Apesar de ser um fruto da Região Norte do Brasil, o Açaí caiu na graça do carioca e se transformou em um verdadeiro sucesso na cidade. Tanto que na Veja Comer & Beber 2019 uma das categorias premiadas foi o Melhor Açaí da cidade, título que ficou com o ASA Açaí. Já os apreciadores de café devem conhecer o Cafe ao Leu. Aberto este ano, a charmosa cafeteira de Copacabana já faturou o prêmio de Melhor Café. Os fãs de doce também tiveram espaço. A Momo Gelato, que já havia conquistado o título em 2017, voltou a vencer na categoria Melhor Sorvete; enquanto o novíssimo Frédéric Epicerie, inaugurado em março no Leme, já ficou com o primeiro lugar como Melhor Chocolate do Rio. Pelo terceiro ano consecutivo o The Slow Bakery conquistou o título de Melhor Pão. Já a categoria Melhor Hambúrguer ficou com o The Curadoria, que comprovou seu sucesso com a mudança ano passado para um ponto mais espaçoso do Vogue Square, na Barra. Um espaço compartilhado que tem um rodízio de estabelecimentos da cidade instalados em contêineres. A genial ideia do Be+Co, de Botafogo, rendeu ao local o título de Novidade do Ano.
O retorno de Roberta Sudbrack foi premiado com o Restaurante Revelação indo para o Sud, o Pássaro Verde. A comida afetiva da chef ganhou um toque mais intimista com o novo empreendimento no Jardim Botânico e já conquistou o paladar dos jurados do Prêmio Veja Comer & Beber Rio 2019. O Zuka faturou o prêmio de Melhor Menu Executivo, com suas opções de entrada, prato principal e sobremesa servidos no almoço renovadas a cada duas semanas. Numa cidade tão ligada a preocupação com a saúde, não poderia faltar a categoria Melhor Vegetariano, que ficou com o Naturalie Bistrô. Mas o Rio é plural e diversos estilos de cozinha estão representados na cidade. Sob comando do chef Pedro Siqueira, o Puro faturou o título de Melhor Brasileiro. Depois de passar pelas mãos do pai Claude Troisgros, agora comandado por Thomas Troisgros, o Olympe voltou a conquistar o primeiro lugar de Melhor Francês. O Grado, pelo segundo ano consecutivo, foi considerado o Melhor Italiano da cidade. Os apreciadores de comida asiática precisam conhecer o Naga. A filial carioca do grupo paulistano conquistou pela quarta vez consecutiva a categoria de Melhor Japonês. Já as receitas e ambiente tradicional do Rancho Português, na Lagoa, rendeu ao estabelecimento o primeiro lugar de Melhor Português. Maior campeão da categoria na história de Veja Comer & Beber, o tradicional Satyricom faturou mais uma vez o prêmio de Melhor Cozinha de Peixes e Frutos do Mar. As carnes nobres em porções bem servidas fazem a alegria dos comensais e rendeu ao Malta Beef Club o titulo de Melhor Carne. Já as saborosas pizzas do Ella rendeu o bicampeonato como Melhor Pizzaria. Para finalizar, não é de surpreender que o chef do ano, Alberto Landgraf, levou o Oteque a ficar com o prêmio de Melhor Contemporâneo.
Outras duas categorias foram premiadas no Veja Comer & Beber Rio 2019. O CT Boucherie conquistou o primeiro lugar de Melhor Delivery, categoria eleita pelo aplicativo Ifood. Já o Santander, patrocinador principal da premiação, resolver prestigiar os empreendedores da gastronomia da cidade e o título não poderia estar em melhores mãos: do restaurateur Leonardo Rezende, a frente do Grupo 14Zero3, dos disputadíssimos Pici, Luce, Oia, Heat Firehouse, Posì, Brasseire e L´Atelier Mimolette.
Ricardo Nabinger Silva
Quero comprar a revista Veja (comer e beber) -RJ 2019 —–23 edição