Petiscos no Aconchego

Recentemente fui conhecer a filial do Aconchego Carioca no Leblon, onde uma amiga optou por comemorar o aniversário. Sempre quis conhecer os petiscos da chef Kátia Barbosa, mas nunca consegui ir no restaurante da Praça da Bandeira. Aproveitei a ocasião do aniversário dessa amiga para registrar tudo e contar aqui minha experiência no restaurante, que já adianto foi muito boa.

O primeiro Aconchego Carioca inaugurado fica na Praça da Bandeira, na Zona Norte da cidade, e além de já ter recebido diversos prêmios desde 2007 até 2015, atualmente é considerado um dos endereços gastronômicos mais importantes do Rio de Janeiro. As sócias Kátia Barbosa e Rosa Ledo começaram com um pequeno restaurante em 2002. Em 2009, com mais espaço (86 lugares), a nova sede virou destino para quem busca boa e farta gastronomia. No ano passado, em setembro, foi aberto o segundo Aconchego da cidade na esquina da rua Rainha Guilhermina com Av. General San Martin, no Leblon, que foi justamente onde fui.

Minha amiga não conseguiu reservar mesa, pois a casa trabalha apenas com duas reservas por noite, que já estavam feitas. Como chegamos cedo, por volta das 19h, foi bem tranquilo de conseguirmos juntar mesas para as 10 pessoas, no fundo do salão. Em um ambiente que lembra bastante um boteco charmoso, as paredes são recheadas de pôsteres e fotos de personalidades que já frequentaram o restaurante. No teto, redes coloridas penduradas remetendo à cultura nordestina.

aconchego-salao

Uma coisa que me chamou a atenção no cardápio foi a possibilidade de escolher pratos que inclusive podem ser divididos por duas pessoas. Mas não foi dessa vez que provamos os pratos, optamos mesmo pelos petiscos. Pedimos de início o carro chefe da casa, o bolinho de feijoada que é o petisco mais famoso e mais copiado. A porção de 4 bolinhos vem acompanhada de torresmo e um shot de batida de limão, o que achei o máximo. O bolinho é recheado com couve e bacon e apesar de ser gostoso, outro bolinho me agradou mais, o de baroa recheado com camarão – tem também o recheado com carne seca (foto de capa) – que vem servido em uma porção de 6 unidades.

bolinhos-aconchego

À medida que as pessoas iam chegando, pedimos mais petiscos, dessa vez os sugeridos para compartilhar entre amigos. Escolhemos os quadradinhos de queijo coalho na chapa e as lascas de carne seca acebolada com aipim orgânico frito. As porções são bem generosas e ambos escolhidos estavam deliciosos, em especial o queijo coalho bem sequinho e crocante por fora.

Provamos ainda os croquetes de carne moída (porção com 8 unidades) também muito gostosos. Não chegamos a provar, mas no cardápio também tem croquete de bacalhau e de rabada.

dividir-aconchego

Além dos petiscos, existem caldinhos de feijão de corda e de camarão, que foi o escolhido. O caldinho vem em uma tigelinha, acompanhado de torradas. Para quem prefere comer um sanduíche, são três as opções do cardápio e experimentamos o Barriga de porco (barriga de porco prensada com cebola caramelizada na cerveja escura) que foi nascido e criado no Aconchego Leblon; e também o Tapa na cara (hambúrguer caseiro empanado, fininho e temperado servido em baguete, acompanhado de molhos de mostarda e ketchup em panelinhas).

caldo-sanduiche-aconchego

O restaurante também oferece opções de pratos vegetarianos e todos os pratos e petiscos aparecem no cardápio com sinalização de preparação com ou sem glúten, o que mostra uma preocupação da casa com seus clientes. Ainda dispõe de uma carta ampla de cervejas, mas a única bebida alcoólica consumida no dia foi a caipirinha de maracujá.

Para cantar parabéns para a aniversariante pedimos a almofadinha de doce de leite feita de massa de tapioca e servida com sorvete de creme. Infelizmente não consegui tirar foto para publicar aqui, já que os convidados avançaram para provar um pouquinho da sobremesa. Eu comi e gostei bastante.

IMG_2575

Foi ótimo ter conhecido o restaurante, fomos bem atendidos e já queremos voltar para provar outros petiscos, quem sabe dessa vez não será na matriz na Praça da Bandeira.

Serviço: 

Aconchego Carioca Leblon – Rua Rainha Guilhermina, 48 – Tel.: 2294-2913.

Related Posts

2 Comentários

  1. Lulu Freitas | Let's Fly Away

    Excelente post! Eu conheço o tradicional Aconchego agora está na hora de conhecer o do Leblon. Só de ver as fotos fiquei com água na boca. Obrigada pela dica 🙂

    1. Leo Vidal

      Vale a pena Lulu! Nós gostamos bastante. Agora queremos conhecer a matriz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *