Pesquisa revela que Geração Z reduziu o consumo de álcool
Especialista explica o que pode estar causando essa mudança de comportamento

Um levantamento feito pela Mind & Hearts, do grupo HSR Specialist Researchers, mostrou que a Geração Z está reduzindo o consumo de álcool e não consideram a bebida mais parte fundamental das interações sociais.
O levantamento mostrou que 36% dos jovens deixa faixa etária afirmam consumir álcool apenas uma vez por semana e 88% dos respondentes de 18 a 25 anos de idade disseram estar dispostos a diminuir ou até abandonar a bebida.
“Desde a infância, essa geração foi mais exposta a informações sobre os efeitos nocivos do álcool, o que torna mais fácil para eles repensarem suas escolhas e se afastarem desse consumo”, explica Naira Maneo, sócia-diretora da empresa de pesquisa.
Em um cenário em que as preocupações com saúde e imagem ganham cada vez mais espaço, a sociedade como um todo parece estar mais consciente dos riscos do álcool. Para a especialista a Geração Z cresceu imersa em um contexto digital, em que a exposição nas redes sociais tem um peso enorme. O receio de situações constrangedoras, como a ‘ressaca moral’, faz com que muitos jovens prefiram manter o autocontrole e evitar o consumo excessivo.