Conhecendo o One World Observatory e a Oculus Train Station
Um dos maiores símbolos de todos os tempos em Nova York são as Torres Gêmeas. Antes mesmo do fatídico ataque terrorista que as derrubou o local já era um dos mais icônicos da cidade, e desde setembro de 2001 se tornou ainda mais importante. Como um símbolo do reerguimento da cidade após o ataque mais devastador da história dos Estados Unidos a região passou por uma reestruturação para receber novos empreendimentos. Além de um memorial e um museu em homenagem às vítimas dos ataques terroristas, duas estruturas abertas mais recentemente têm a importância de demonstrar que a cidade se reconstruiu: Por isso a impressionante Oculus Train Station e seu design futurista e o One World Trade Center, prédio mais alto da região erguido como resposta ao ataque, ganham destaque e atraem milhares de turistas.
Nessa última viagem que fizemos a Nova York fomos conhecer de perto essas duas estruturas, que anteriormente só tínhamos visto de longe. Assim como vistas de longe, por dentro ambas impressionam e vale muito a visita. Como ficamos hospedados no Row NYC, perto da Times Square, chegar até lá foi bem simples. Bastou pegarmos o metrô na esquina do hotel e seguir em direção a Oculus onde saltamos.
A estação de trem Oculus, considerada a mais cara do mundo, foi entregue com bastante atraso e gerou uma série de protestos pelo valor da construção e pelo design. Contudo, quem hoje passa por essa região não conseguirá ficar indiferente ao excelente trabalho de Santiago Calatrava, arquiteto espanhol responsável também pelo Museu do Amanhã no Rio. Se do lado de fora a estrutura impressiona por seu design moderno e até bem parecido com o museu carioca, dentro a Oculus mostra todo seu gigantismo. Um shopping com diversas lojas, desde uma gigante da Apple, passando por lojas de comidas e até, em breve, uma das Havaianas, é uma ótima opção de passeio e compras. E para melhorar, pode ser feita no mesmo dia que o visitante for conhecer o novo prédio do World Trade Center.
O One World Trade Center surgiu como uma demonstração que os ataques não seriam capazes de acabar com o gigantismo de Nova York. Sua principal atração, assim como nas Torres Gêmeas que ali ficavam é um observatório: o One World Observatory. Localizado no andar 102 a vista é realmente a atração principal (pena que dei azar e só pude ir num dia nublado), mas não a única atração dessa visita. Tudo começa já na entrada da atração, com um enorme telão mostrando em um mapa mundi de onde vieram os visitantes. Na sequência uma experiência com histórias de homens e mulheres que construíram o prédio, seguido por um passeio pela rocha em que o prédio foi assentado. Mas a experiência está apenas no começo. Os elevadores são uma atração a parte, te levando tão alto em apenas 1 minutos, mostrando em vídeos em toda a parede do elevador a evolução da região pelos tempos na subida e um passeio especial sobrevoando a região hoje em dia na descida. Impressionante! Ao chegar no andar do observatório um novo vídeo é apresentado em um cinema de tela gigante mostrando a vibrante Nova York, até que você seja convidado a aproveitar o tempo observando na sequência Nova York do alto.
Uma das coisas mais legais do observatório, além da vista, são os tablets que podem ser alugados e quando posicionados na direção da paisagem identificam os principais pontos de interesse. Se não bastasse isso, ao clica em cada um desses pontos um vídeo te transporta até o local e explica um pouco sobre aquele ponto turístico em diversos idiomas (incluindo o português). Uma maneira bem interessante e dinâmica de apresentar Nova York. Há sainda o Sky Portal, onde pisamos sobre uma tela que mostra em tempo real as ruas abaixo e o City Pulse que mostra as principais atrações da cidade de forma interativa.
É possível, e recomendável principalmente na alta temporada, comprar ingressos antecipadamente pelo site oficial. Existem bilhetes normais e bilhetes que dão acesso mais rápido. Confira mais clicando no link. O One World Observatory funciona até 05/05 de 09h às 20h e a partir do dia 06/05 das 09h às 22h, aberto todos os dias. Importante: Se tiver azar e o dia estiver nublado, mesmo comprando antecipadamente seus ingressos eles oferecem a chance de trocar para outra data. Infelizmente eu não tinha outro dia, mas certamente voltarei de outra vez porque amei a experiência.
Flávia Donohoe
quando visitei a cidade a estação Oculus estava em obras e como ficou incrível. Mais um novo ponto turístico pra cidade. E o que falar do Observatório, me emocionei muito com a visita e a vista é espetacular! Adorei fazer esse passeio!