Onde surfar em Portugal?
Você já pensou em viajar para a região de Lisboa para surfar? Pois saiba que as praias de Ericeira, na região de Lisboa, fazem parte da única Reserva de Surf da Europa reconhecida pela organização norte-americana “Save The Waves Coalition”. A qualidade e a consistência das ondas, a importância para o Surf e a História, as características ambientais, o clima temperado, a diversidade da flora e da fauna marítima, além do apoio da comunidade local foram os critérios de seleção para este reconhecimento.
Para reforçar a vocação turística da Ericeira e dar visibilidade à Reserva e ao Surf da região de Lisboa foi criado um Centro de Interpretação no edifício Ask Me Ericeria, que oferece uma experiência interativa e mix-media com diversas ferramentas digitais para compartilhar o conteúdo sobre a Reserva. O centro está aberto no mês de junho (10 às 19h), julho e agosto (10h às 20h) e de outubro a maio (10h às 18h).
A costa atlântica da zona costeira, a norte da Ericeira, é um dos raros locais a nível mundial que reúne um elevado número de ondas de grande qualidade. Ao longo de 11 km de costa, são 22 ondas de diferentes características, que proporcionam a prática do surf sob diferentes condições meteorológicas, proporcionando níveis de exigência e graus de dificuldade muito elevados. Com muitos picos à disposição dos amantes do surf, entre eles as praias da Cova do Vapor, CDS, Santo Antônio, Norte, e Nova Vaga, a região oferece ondas de vários níveis de dificuldade. A região passou recentemente por uma recuperação do passeio marítimo e de sua infraestrutura para garantir aos surfistas e visitantes melhores condições de segurança e conservação dos valores naturais e do meio ambiente.
O trecho principal se estende desde a Praia da Empa, na freguesia da Ericeira, até a Praia de São Lourenço, na freguesia de Santo Isidoro. No total, são sete ondas consideradas de classe mundial num espaço de 4 km de praias: Pedra Branca, Reef, Ribeira d’Ilhas, Cave, Crazy Left, Coxos e São Lourenço