O melhor da comida nordestina em São Paulo
São Paulo tem um grande número de nordestinos e descendentes de nordestinos. Até por isso a culinária regional é um dos destaques na capital paulista. Dentre as diversas opções da cidade uma está se destacando: o Mocotó Restaurante. A enorme fila do lado de fora já mostra o sucesso do local, mas acredite vale a pena a espera!
Uma dica para quem vai ao local – que aliás fica bem distante do centro de São Paulo, na Vila Medeiros – é chegar cedo. Principalmente nos finais de semana! Apesar de só abrir ao meio dia, cheguei as onze da manhã e já tinha uma fila (bem organizada por sinal) do lado de fora. O que para muitos poderia assustar, já que relatos de conhecidos falavam em até 3 horas de espera por uma mesa, foi pra mim um motivador para conhecer o restaurante. Afinal, porque tanta gente topa esperar tanto tempo?
É preciso dizer que além da fila organizada, petiscos e bebidas podem ser comandados para quem estiver na fila, o que torna a espera muito mais agradável. Porções de torresminho, os deliciosos dadinhos de tapioca e o queijo-de-coalho com melado são os grandes destaques entre os petiscos, mas existem outras opções. Ainda mais se vier acompanhada de uma das deliciosas caipirinhas do bar, vale inclusive pedir a opção que vem com sorbet. Um bom papo com essas entradas e bebidas faz a hora passar sem perceber.
O local é rústico e não tem nada de luxuoso, mas faz parte da proposta do restaurante. Até porque o grande destaque fica mesmo pelos pratos do chef Rodrigo Oliveira (que recentemente esteve no programa Masterchef e também assina o cardápio da classe executiva dos voos da KLM que saem do Brasil, como você ficou sabendo nesse post). Sarapatel, Feijão de Corda e Baião de Dois são alguns dos destaques, assim como a carne de sol, carne seca e o joelho de porco (para quem tiver coragem de encarar… risos). Mas também vale olhar os escondidinhos e, claro, todas as outas opções do cardápio inspiradas na tradicional culinária nordestina.
Se sobrar espaço para a sobremesa, já que as porções de comida são bem servidas, minha sugestão é o Cartola de Engenho – um clássico pernambucano que combina banana, queijo-manteiga e farofinha de açúcar e canela. E na sequência pode até mesmo encarar um chá digestivo para ajudar na volta pra casa depois dessa verdadeira orgia gastronômica.
Se o post te deixou com água na boca, na próxima viagem para São Paulo não deixe de conhecer o restaurante. Ele inclusive figura na lista dos dez melhores do Brasil segundo o site TripAdvisor. Depois me contem aqui o que vocês acharam.