Observação de animais no Chile
O Chile é um país que reúne diversos ecossistemas em seu território, por isso a fauna e a flora chilena são muito diversificadas. Algumas espécies são endêmicas, ou seja são exclusivas daquele território, e para preservação dessas espécies, existem diversas áreas com leis de proteção ambiental que regularizam a ação de turistas nesses locais, permitindo a observação de determinados animais, sem uma maior interação com seu habitat.
Considerado um dos parques naturais mais bonitos do planeta, o Parque Nacional Torres del Paine é também conceituado como um dos melhores lugares do mundo para observar a vida animal. Muitos vão para o local com esse objetivo, e o principal momento é quando os visitantes conseguem observar o puma, o maior felino do Chile. Há três anos, Torres del Paine foi escolhido entre mais de trezentos destinos como a oitava maravilha do mundo e para muitos, é, ainda, um dos melhores lugares para ver pumas, pois em Torres del Paine há muitos alimentos para eles, além de espaço e geografia diversa (como cavernas), onde os felinos conseguem se refugiar.
O triângulo formado pelas portarias ou entradas da Laguna Amarga, do Lago Sarmiento e do Lago Pehoé concentra as maiores observações de pumas em Torres del Paine. Calcula-se que a população de pumas dentro do parque pode chegar a 50 exemplares. Uma grande dica para quem for observar os animais pela primeira vez é ter paciência e, principalmente, ter resistência ao clima.
Já o arquipélago de Chiloé foi catalogado pela prestigiada revista de turismo Travel & Leisure como um dos 50 melhores lugares do mundo para se conhecer em 2016. Um dos locais imperdíveis para visitação é a Rota Pingüineras-Delfines (Colônias de Pinguins – Golfinhos), que vem se tornando uma das principais atrações na região. O tour combina a divertida navegação entre as inúmeras ilhas e ilhotas, com uma saborosa gastronomia a base de frutos do mar. Tudo preparado pelos nativos da região.
A navegação de mais de duas horas pelo Canal de Queilen com destino à ilhota Conejos, localizada a 65 km de Castro, proporciona aos turistas e aos amantes da natureza um inigualável espetáculo natural e uma excepcional biodiversidade marinha, na qual se destacam as extensas colônias de Pinguins de Magalhães em frente à ilha Tranqui. De volta ao porto é possível avistar golfinhos e lobos marinhos, entre outras espécies. No almoço, os passageiros podem degustar deliciosos frutos do mar, algo imperdível para todos que visitam o destino.