Cinco obras de Oscar Niemeyer no Rio
Nascido no Rio em 1907, o arquiteto Oscar Niemeyer é comumente associado a Brasília. Mas seu legado pode ser visto em outras cidades, como Belo Horizonte, Curitiba e Rio de Janeiro. As curvas de seus projetos o tornaram um ícone do movimento modernista e seu legado garantiu que até hoje seja possível conhecer obras de Oscar Niemeyer no Rio. Listamos abaixo cinco obras do arquiteto que você deve conhecer quando estiver no Rio.
Em época de proximidade do Carnaval, é impossível não pensar e querer conhecer o Sambódromo da Marques de Sapucaí. O local que anualmente recebe o Desfile das Escolas de Samba do Rio, considerado por muitos o maior espetáculo da Terra, foi inaugurado em 1984 e atrai até hoje atenção dos turistas que visitam o Rio em qualquer época do ano. A Praça da Apoteose, local da dispersão do desfile, é o grande destaque da obra e um dos maiores símbolos do Rio de Janeiro.
Inaugurado em 1945 para ser sede do Ministério da Cultura e da Educação, o Palácio Capanema é uma joia entre as obras de Oscar Niemeyer no Rio. O projeto foi liderado por Lúcio Costa e tem jardins de Burle Marx, dois grandes parceiros da obras de Niemeyer. O destaque são os pilotis de 10 metros de altura que sustentam o edifício e o painel de azulejos de de Cândido Portinari.
A Casa das Canoas foi projetada em 1951 e serviu como casa para o arquiteto durante oito anos. É considerada um marco da arquitetura modernista brasileira. O local é cercado por jardins de Burle Marx e da mata atlântica nativa, da Floresta da Tijuca. Todo esse verde pode ser visto de dentro da casa, através dos seus vidros curvos, que acompanham o contorno do projeto. Um dos destaques é uma imensa pedra que vai da piscina até o interior da sala.
Uma das maiores tristezas para os cariocas é ver o Hotel Nacional fechado. Depois de alguns anos de abandono, o hotel chegou a ser reaberto em 2016, mas foi novamente fechado. Nos anos 70 e 80 foi um dos mais importantes hotéis da cidade e até hoje é considerado uma das mais bonitas obras de Oscar Niemeyer no Rio. Importantes eventos da cidade, como o Free Jazz Festival surgiram ali e o glamour recuperado recentemente infelizmente não tem ainda nenhum plano de reativação.
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói é provavelmente a obra de Oscar Niemeyer mais conhecida na cidade vizinha. Instalado sobre um platô na praia de Boa Viagem, o prédio lembra um disco voador. Além das exposições no seu interior e do restaurante muito procurado para quem visita a cidade, a vista do MAC de Niterói é um dos grandes destaques. Além de ver um pouco mais de Niterói, muita gente acredita que desse ponto de tem a vista mais bonita do Rio. Para quem quiser aprofundar mais sobre o legado de Oscar Niemeyer em Niterói, ainda existem obras como Centro de Memória Roberto Silveira, o Teatro Popular, a Fundação Oscar Niemeyer e a Reserva Cultural de Niterói fazem parte do chamado Caminho Niemeyer.
Vindo ao Rio? Faça a sua reserva de hotel através deste link!
Você não pagada nada mais por isso e ajuda a manter o Maior Viagem sempre com dicas como essa!