O que fazer na Lapa e região
Conhecida por sua efervescente vida noturna, a região da Lapa guarda ainda grandes atrações para quem vier visitar o Rio. A revitalização do centro da cidade, principalmente da zona portuária, tem despertado cada vez mais o interesse dos turistas para essa região. Quando estivemos hospedados no Slaviero Lifestyle Rio aproveitamos para conhecer os arredores do hotel e listamos nesse roteiro as principais atrações diurnas para que você possa escolher o que fazer na Lapa e região.
Certamente quando se pensa em Lapa a primeira imagem que vêm a cabeça são os Arcos da Lapa. O aqueduto da Carioca, mais conhecido como Arcos da Lapa, foi a obra de maior porte do período colonial na cidade. Tinha como objetivo inicial levara as águas do Rio Carioca para parte da cidade, mas hoje é famoso por ser viaduto para passagem do Bondinhos de Santa Teresa, função que exerce desde 1896. A região infelizmente é pouco policiada e tomada por mendigos, que torna necessária atenção redobrada ao visitar.
Pegar o bondinho para chegar ao bairro de Santa Teresa é um programa imperdível! Os charmosos Bondes de Santa Teresa fazem um passeio a partir do centro da cidade até o Largos dos Guimarães, com paradas ao longo do trajeto. Essa é uma maneira especial de apreciar a vista da região e chegar até esse bairro que guarda preciosidades. Ateliês de artistas dividem espaço com bares e restaurantes tradicionais. Tudo isso junto a uma vista do alto da cidade. A dica é pegar o bonde sempre nos pontos finais, principalmente no sentido Santa Teresa – Centro, já que costumam rodar bastante cheios.
Ainda próximo aos arcos, outra atração muito procurada é a Escadaria Selarón. Morador da região, o artista chileno Jorge Selarón iniciou os trabalhos de revitalização da Escadaria do Convento de Santa Teresa em 1990. Até sua morte trágica em 2013 o artista foi aumentando sua arte colorida no local que ficou inacabada pelo seu assassinato. Mesmo assim, com boa parte da escadaria coberta por azulejos coloridos é um dos pontos mais visitados da região.
Se você estiver na cidade no primeiro sábado de cada mês não deixe de visitar a tradicional Feira do Lavradio. Com edições mensais desde 1996, a feira é uma oportunidade de conhecer as memórias da cidade, já que a Rua do Lavradio foi a primeira rua residencial da cidade. A feira de antiguidades reforça a vocação da região que já é cercada de antiquários, mas também é uma oportunidade de ver de perto produtos artesanais que também são vendidos no local. É comum também acompanhar shows e apresentação da cultura carioca como rodas de choro, samba e capoeira. Quem sabe ainda conhecer de perto a famosa Isabelita dos Patins, como tivemos a sorte quando fomos.
Ao rodar essa região é impossível deixar de ir a nova queridinha de moradores e turistas: a revitalizada Praça Mauá. Situada ao lado do porto da cidade a região permaneceu degradada por muito tempo, até que a prefeitura criou o projeto Porto Maravilha que recuperou e valorizou toda a região. Quem já frequentava o local para conhecer o Morro da Conceição e a famosa Pedra do Sal, berço do samba carioca – passeio que fizemos com o pessoal do Mais Asas -, agora também tem dois excelentes museus no local. O Museu de Arte do Rio que já é interessante por misturar um prédio histórico a um moderno, e o mais famoso e xodó da cidade: Museu do Amanhã, que nós do Maior Viagem conhecemos em primeira mão e contamos a respeito antes mesmo da inauguração. Aproveite para conhecer o VLT, nova opção de transporte da cidade que corta a praça.
Esse roteiro mostra o principal para saber o que fazer na Lapa e região, mas vale aproveitar também para conhecer outros grandes atrativos do centro da cidade, que em breve renuiremos em um novo post.