Roteiro: O que fazer em Gramado para aproveitar a cidade
Principal cidade da Serra Gaúcha, Gramado é um exemplo de como explorar bem o turismo. Uma cidade pequena, mas repleta de atrações que fazem a alegria dos visitantes em qualquer época do ano. Não é de se estranhar que seja um dos destinos brasileiros mais procurados, afinal garante sempre muita diversão em diversas opções do que fazer em Gramado.
Fui a cidade a convite do Wyndham Gramado Termas Reosrt & Spa, que ficou responsável pela programação dos meus dias pelo destino. Contudo, o roteiro foi feito com tanto carinho que tenho certeza que é uma ótima opção para quem está procurando o que fazer em Gramado por alguns dias. Há opções para todos os gostos e certamente você terá uma boa amostra do que esse destino pode oferecer.
Com forte influência italiana e alemã, a cidade de Gramado parece sair de um conto de fadas. A arquitetura típica, as ruas limpas, tudo nos remete ao interior dos dois países, principalmente a região da Floresta Negra na Alemanha. Por isso mesmo, andar pelo centro da cidade e observar os prédios e tudo que a cidade oferece é uma ótima maneira de começar o seu roteiro em Gramado. Nesse quesito, alguma coisas não podem deixar de estar na sua lista de o que fazer em Gramado, tais como visitar a Igreja de São Pedro, construída em 1917 com boa parte da estrutura em pedra, a vizinha Fonte do Amor Eterno, onde casais fazem juras de amor em uma cidade super romântica, e o Termômetro que é a alegria dos visitantes, principalmente na época de temperaturas negativas.
Logo ao lado está o Palácio dos Festivais. É nele que acontece anualmente o famoso Festival de Cinema de Gramado. O estilo colonial do prédio já chama a atenção, mas em seu interior ainda é possível tirar uma foto com o Kikito, famoso prêmio entregue aos vencedores do festival, e ainda conhecer o museu que conta a história do cinema nacional através das edições de um dos principais eventos cinematográficos do país, e um dos mais importantes eventos anuais da cidade. Logo em frente fica a Rua Coberta, com seus restaurantes e bares que atraem os visitantes principalmente a noite. Aliás, a gastronomia local é um dos atrativos da cidade e precisa entrar na sua lista de o que fazer em Gramado. Os famosos cafés coloniais, assim com o rodízios de fondue, se proliferam para a cidade. Minha dica? Que tal conhecer o primeiro e mais tradicional café colonial? (clique no link para ler a respeito). Outra parte que faz a festa dos comensais são as inúmeras lojas de chocolate. Ela estão, literalmente, por todas a partes! Com tantas opções fica até difícil escolher em quais dela se deliciar. Por isso, fiz um roteiro com dicas das lojas de chocolate em Gramado. Basta clicar aí no link e experimentar essas delícias.
Outro ponto onde existem boas opções de restaurantes é no entorno do Lago Negro. Este lago artificial recebeu esse nome por ter em sua orla árvores plantadas com sementes trazidas da região da Floresta Negra. A orla é um passeio perfeito para relaxar a apreciar a vista, mas ainda é possível andar de pedalinho ou simplesmente relaxar vendo o movimento em alguns dos bares e restaurantes que estão ao seu redor.
Se o clima da cidade é perfeito para um passeio romântico, a dois, Gramado também tem muitas opções para viagens em família. O que não falta no destino são atrativos que fazem a alegria da criançada. Apesar de muitos marmanjos acabarem “virando crianças” quando se deparam com algumas dessas atrações. É o caso do Super Carros, uma experiência de dirigir máquinas potentes pelas ruas da cidade, e o Harley Motor Show, um bar temático que faz a alegria dos fãs da marca mais famosa de motos. Para conhecer mais sobre essas duas atrações da velocidade em Gramado, basta acessar a matéria clicando no link. Mas não é preciso ficar com peso na consciência se estiver com seus filhos, pensando em o que fazer em Gramado com eles. Além deles poderem andar nos carros possantes junto de você, logo acima do Harley Motor Show, está o Dreamland – Museu de Cera de Gramado. Por lá será possível ver de perto reproduções de artistas, personalidades e personagens famosos em tamanho natural.
Para finalizar, certamente esta é a atração que não pode ficar de fora de nenhuma lista de o que fazer em Gramado. Primeiro parque de neve indoor da América Latina, o Snowland Gramado tem atrações para todas as idades. Impossível não se divertir! Certamente a expressão “entrando numa fria” muda de conotação quando conhecemos esse complexo que não deixa a desejar em comparação a parques de outros países. Para saber mais detalhes a respeito, clique no link.
A viagem do nosso editor também contou com o apoio da Brocker Turismo