O que é Songkran? Festa na Tailândia que deixa todo mundo molhadinho!

Você já deve ter visto nas redes sociais imagens de homens encharcados mostrando seu corpo esculpido no meio das ruas da Tailândia. Sabe o que é isso? Trata-se do Songkran, tradição que celebra o ano novo tailandês com uma guerra de armas de água.
Tradicionalmente realizado entre 13 e 15 de abril, o Songkran marca um momento de renovação, reflexão e reinicialização espiritual. A água desempenha um papel simbólico: derramá-la suavemente sobre as mãos dos mais velhos e das estátuas de Buda tem o objetivo de eliminar o azar e dar as boas-vindas à boa sorte no próximo ano.
Mas é claro que as imagens de camisa molhadas revelando corpos esculpidos acaba chamando mais a atenção. Em cidades como Bangkok os templos ficam cheios de oferendas e cerimônias tranquilas pela manhã, enquanto as tardes se transformam em divertidos campos de batalha com pistolas d’água, canhões de espuma e festas de rua.
Especialmente para o público gay, o festival coincide com período onde grandes festas queer acontecem. Entre os destaques estão a Illuminate, com trajes e pinturas brilhantes, a Cyber Punk, com dress code distópico e futurista, e a Mercury Rising, com trajes prateados. Há espaço ainda para pool parties, como a Oasis, onde os corpos são exibidos de maneira ainda mais intensa, e a Big Oasis, voltada para os ursos.
Já para curtir a tradição da rua, entre a Silom 2 e Silom 4 (redutos gay da capital tailandesa) está uma das mais agitadas e gay guerras de água do Songkran. Na Khao San é onde está a maior parte dos turistas e a CentralWorld oferece uma festa mais estruturada.