Embaixada dos EUA desmente fake news sobre novo edifício em Brasília
Segundo nota oficial prédio terá apenas um andar subterrâneo
Circulou nas redes sociais a informação que o novo prédio da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília teria nove andares subterrâneos. O fato foi explorado em especial por influenciadores da direita que começaram a questionar diferentes teorias da conspiração a respeito.
A assessoria de imprensa da Embaixada teve então emitir uma nota desmentindo a fake news, que segundo eles teria surgido em uma matéria que calculou erroneamente a profundidade e altura do novo edifício com base em sua fundação em estacas.
A nota esclarece que elas têm profundidades entre 10 e 30 metros abaixo do solo, em conformidade com as normas de construção do Governo dos EUA, para distribuir o peso do edifício com segurança. Fala ainda sobre a questão da região onde está o prédio que proíbe prédios altos.
A modernização da Embaixada inclui a construção de um novo prédio no mesmo local, com apenas um pavimento abaixo do nível da rua, respeitando as características da paisagem original de Brasília
Segundo informa a embaixada, a nova instalação vai aumentar a capacidade de entrevistas de vistos em 40% e gerar um quarto da energia necessária para suas operações. Confira abaixo o vídeo da nova Embaixada dos Estados Unidos em Brasília.