Os belíssimos monumentos do National Mall
Oficialmente o National Mall é um parque vai do Lincoln Memorial até o Capitólio, sede do legislativo norte-americano. Mas o conjunto de parques que abriga na região os mais famosos monumentos de Washington DC também inclui outro eixo que liga a Casa Branca ao Jefferson Memorial. Essa “cruz”, bem ao centro da capital norte-americana concentra boa parte dos principais pontos turísticos da cidade, tanto monumentos quanto museus, mas nessa matéria falaremos sobre os monumentos, que podem ser visitados 24h por dia.
A distância de uma ponta a outro do eixo central é de cerca de 40 minutos a pé, mas com tanta coisa interessante para conhecer no meio do caminho, você gastará um bom tempo para ver todos os monumentos do National Mall. É o parque nacional mais visitado dos Estados Unidos, graças aos interessantes museus, o belíssimo espaço verde (muito utilizado pelos locais para a prática esportiva) e os monumentos e memoriais que homenageiam figuras importantes e heróis de guerra americanos. O local foi e continua sendo palco de importantes passagens da história norte-americana. Listei abaixo todos os principais monumentos para visitar no National Mall.
Sede do poder legislativo norte-americano, o Capitólio é um dos prédios mais famosos de Washington DC. É lá que acontece o juramento do presidente, uma das cenas mais importantes da posse norte-americana. É possível fazer um tour guidado pelo lindíssimo prédio, que tem como destaque a sua cúpula com o a estátua que simboliza a liberdade. Para saber mais sobre o tour guidado e outras atrações nos arredores do Capitólio clique no link e leia a matéria especial que preparei a respeito.
O famoso obelisco localizado no centro do National Mall foi construído em memória a George Washington, entre 1848 e 1885, feito de mármore, granito e arenito. Seus 169,7 metros de altura o tornam a edificação mais alta da capital norte-americana, sendo até 1889 o prédio mais alto do mundo. Um fato curioso é que ele tem duas cores. Isso acontece graças a parada da sua construçãoentre 1854 e 1879, quando o mármore usado passou a ser de outra pedreira. A erosão do tempo também foi outro fator que contribuiu para que os primeiros 50 metros tenha essa coloração diferente. Até a primavera de 2019 ele está fechado para reforma.
National World War II Memorial(3)
Esse belo monumento antes da famosa Reflection Poll homenageia os 16 milhões de americanos que serviram durante a II Guerra Mundial. Uma fonte ao centro é cercada por 56 colunas que simbolizam os 48 estados, 7 territórios federais e o Distrito de Columbia. A parte norte simboliza a vitória no Atlântico, enquanto o arco sul simboliza a vitória no Pacífico. Ao centro, o Muro da Liberdade tem 4.048 estrelas de ouro que simbolizam as vidas americanas perdidas na guerra, sendo que cada estrela representa 100 pessoas.
Uma das guerras mais controversas que teve participação dos Estados Unidos também é lembrada no National Mall. O Memorial aos Veteranos da Guerra do Vietnã é dividido em três partes: a Estátua dos Três Soldados, o Memorial das Mulheres do Vietnã e o Memorial aos Veteranos do Vietnã. A famosa parede lista os mais de 58 mil nomes dos americanos mortos durante a guerra, listados em ordem cronológica de sua morte. Ao lado, uma estátua de bronze retrata três mulheres atendendo um soldado ferido, em homenagem a todas as mulheres que serviram na guerra. Já a estátua dos Três Soldados representam todos os grupos que tiveram que se unir durante a Guerra e está localizada de forma que os personagens olhem a parede com os nomes de seus companheiros.
Korean War Veterans Memorial (5)
Um dos memoriais mais surpreendente do National Mall o Memorial aos Veteranos da Guerra da Coreia. Por lá existe o Círculo sobre o Poço da Lembrança, onde estão inscrições que listam o número de solados mortos, feridos e desaparecidos; o Muro das Nações Unidas, que lista os 22 membros da ONU que contribuíram para o esforço da guerra; e a figura de 19 soldados, que quando refletidas na parede de granito parecem ser 38, representando o paralelo 38 que divide as duas Coreias.
O impactante memorial construído em memória ao décimo sexto presidente norte-americano é o local mais visitado de Washington DC. Inspirado nos antigos templos gregos, o Lincoln Memorial tem 36 colunas, cada uma representando um estados dos Estados Unidos na data da morte do Presidente Lincoln. O gigante memorial tem uma altura de quase 100 pés. A igualmente majestosas estátua de Lincoln coloca o presidente sentado olhando para o National Mall. Bem a frente está a Reflecting Pool, que promove lindas imagens tanto do memorial quanto do Washington Monument refletidos. Foi no Lincoln Memorial que Martin Luther King fez seu histórico discurso “I Have a Dream”.
Martin Luther King Memorial (7)
Entre dois monumentos em homenagem a grandes presidentes americanos, Jefferson e Lincoln, o Memorial Martin Luther King homenageia o principal líder de direitos humanos da história dos Estados Unidos. Seu endereço oficial é 1964 Independence Avenue SW, em referência a legislação histórica Civil Rights Act, de 1964, que Martin teve papel importante. Aberto em 2011 é o quarto em Washington DC a prestar homenagem a um não-presidente. A estátua central é esculpida na Pedra da Esperança, que sai de dois pedregulhos conhecidos como a Montanha do Desespero, lembrando parte do discurso “I Have a Dream”: “Fora da montanha do desespero, uma pedra de esperança”. Uma parede ao lado possui 14 citações de discursos escritos pelo líder dos direitos humanos.
Terceiro presidente norte-americano e autor da Declaração da Independência, Thomas Jefferson é homenageado nesse memorial a sudoeste do National Mall, bem próximo ao Mandarin Oriental Washington DC (que nos recebeu na cidade). A localização e arquitetura do Jefferson Memorial são seu grande destaque. Assemelhado ao Panteão de Roma, nas margens da Tidal Basin que é cercado pelas famosas cerejeiras de Washington DC. A estátua de bronze localizada ao centro mostra o presidente com seu olhar para a Casa Branca. As paredes do memorial tem palavras de seus diversos textos, incluindo algumas tiradas da Declaração da Independência.
O endereço mais famoso do mundo – 1.600 Pensilvania Avenue – é a casa de todos os presidentes dos Estados Unidos, exceto George Washington. Curiosamente a Mansão Presidencial, como era originalmente chamada, era inicialmente amarela. Somente com a reconstrução em 1817, após o incêndio causado por solados britânicos na Guerra de 1812, que ela assumiu a cor branca que dá seu atual nome. Apesar de gratuitos, os passeios na Casa Branca são bem complexos. Solicitações devem ser feitas através da embaixada brasileira com no mínimo três meses de antecedência.
Nossa viagem para Washington DC foi feita em parceira com Mandarin Oriental Washington DC e o chip internacional MysimTravel.