Museu Guggenheim Nova York: Arte do lado de fora e de dentro
Quem já visitou Nova York sabe que dificilmente em uma única ida a cidade você irá conseguir fazer tudo que deseja. São muitos atrativos para conhecer, incluindo uma lista grande de museus e centros culturais interessante. Por isso mesmo, só consegui visitar o Museu Guggenheim quando estiver recentemente por lá. Sempre tive vontade de conhecer esse tão famoso museu, que inclusive deu origem a outros da mesma fundação espalhados por outras cidades do mundo, e a visita correspondeu a expectativa.
A começar pelo próprio prédio que abriga o museu, uma joia arquitetônica de Frank Lloyd Wright em um dos pontos mais valorizados de Nova York, de frente para o Central Park. As curvas arrojadas de sua fachada continuam no interior do museu, através de uma série de rampas que nos levam a visitar as diversas galerias recheadas de obras de arte modernas, em exposições permanente e temporárias.
Um verdadeiro oásis para quem gosta de arte e aprecia a expressão artística nas mais diferentes formas. Utilizando de arte clássica como pinturas, modernas como vídeo, ou até mesmo uma maquete feita com grão de comida, tudo ali impressiona. São maneiras diferentes de apresentar e apreciar a arte mas que despertam interesse e curiosidade de formas distintas. Reserva um bom tempo para a visita, já que vale percorrer todo o museu e divirta-se com todo tipo de arte moderna.
O museu foi criado a partir da coleção do magnata Solomon Robert Guggenheim, que também era artista além de colecionador. O atual prédio foi entregue a população em 1959, e embora tenha causado certa estranheza de início, hoje é considerado um dos ícones da cidade. Mas no interior também é possível contemplar outras coleções de arte, tanto nas exposições permanentes quanto temporárias, não se limitando ao acervo da Fundação Guggenheim. É o caso das coleções Thannhauser, onde é possível ver obras de Picasso e Van Gogh, e Kadinsky, um importante artista russo. Mas não deixe de ver as exposições temporárias, que costumam ser igualmente interessantes.
O museu funciona todos os dias da semana, exceto as quintas. Sempre de 10h às 17h45, menos sábado quando estende o horário por mais duas horas com o curioso “pay what you wish”. Ou seja, entre 17h45 e 19h15 (último horário de entrada), no sábado você pode pagar qualquer valor para visitar o museu, que nos outros dias e horários tem ingresso no valor de US$ 25.
Museu Guggenheim Nova York
1071 5th Avenue
Horário de funcionamento: Segunda a quarta, sexta e domingo (10h às 17h45) e sábado (10h às 19h45)
– Esta viagem contou com apoio do Yotel New York –