Mostra em São Paulo reúne obras de Mondrian
Foi inaugurada no último dia 25 no CCBB de São Paulo a exposição mais completa já montada no Brasil sobre o artista holandês Piet Mondrian, ícone do movimento da vanguarda moderna holandesa conhecido como De Stijl.
A mostra “Mondrian e o movimento De Stijl” traz 30 obras de Mondrian e cerca de 60 obras de outros artistas do movimento, dentre pinturas, desenhos de arquitetura, mobiliário e fotografias. Esses artistas elaboravam um tipo de “arte total”, usando cores primárias para criar obras sem restrições, claras e limpas, como eles imaginavam o futuro.
Essa forma de ver o mundo e as artes era revolucionária em 1917, e continua a influenciar artistas no mundo moderno. Alguns dos exemplos mais representativos desse movimento vieram para a exposição, como a “Cadeira vermelha e azul” (criada entre 1917 e 1923) e a “Composição com grande plano vermelho, amarelo, preto, cinza e azul” (1921).
Grande parte do acervo é originária do Museu Nacional de Haia, que reúne a maior coleção do mundo de obras do pintor holandês.
A exposição ainda percorrerá outras cidades brasileiras, como Brasília (abertura em 21 de abril), Belo Horizonte (a partir de 20 de julho) e Rio de Janeiro (em 11 de outubro).
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo.
Horário de Funcionamento: de quarta a segunda, das 9 às 21h.
Período da exposição: de 25 de fevereiro até 04 de abril de 2016.
Entrada franca.