Os melhores destinos na Ásia segundo o Lonely Planet
Cada vez mais brasileiros se aventuram por viagens para explorar a diferente cultura e gastronomia dos países asiáticos. O Lonely Planet listou os melhores destinos na Ásia para conhecer mais da cultura oriental e arquitetura das cidades antigas nos próximos doze meses.
Segundo Chris Zeiher e os especialistas do Lonely Planet, Busan na Coreia do Sul é uma confluência impressionante de paisagens, cultura e comida. São trilhas a templos budistas, momentos de relaxamento em águas termais e uma gastronomia rica em frutos do mar no maior mercado de peixes do país. Busan foi nomeada Cidade da Cultura do Leste Asiátio em 2018, com eventos interessantes que expõem a herança cultural do país, de festivais de arte de rua a shows de dança tradicional.
O Uzbequistão se manteve por muito tempo fechado para o mundo exterior devido ao rígido controle que se seguiu ao fim da era soviética. Atualmente, vem dando passos importantes para se abrir ao turismo com esquemas de dispensa de visto ou vistos online, novas rotas aéreas e expansão da malha ferroviária. Com suas mesquitas cobertas de mosaicos e aura exótica da Rota da Seda, o país é uma das grandes promessas para os viajantes.
Os Gates Ocidentais na Índia oferecem um oposto interessante a Shimla e Darjeeling e ainda tem selva, plantações de café, chá e temperos, entrepostos coloniais charmosos, cachoeiras imponentes e um trem a vapor. As montanhas rochosas são listadas pela Unesco como um dos lugares com mais biodiversidade no mundo. Elas ainda abrigam as flores neelakurinji, que florescem apenas uma vez a cada doze anos, sendo a próxima entre agosto e outubro de 2018.
Sinônimo da tragédia atômica de agosto de 1945, Nagasaki transformou a catástrofe em um chamado para a paz, exemplificado no tranquilo Parque da Paz de Nagasaki e no Museu da Bomba Atômica. Extrapolando a essa temática, o viajante pode conhecer o novo museu do comércio exterior, instalado na igreja mais antiga do Japão, e percorrer as trilhas em montanhas vulcânicas ao redor do porto.
Durante décadas Lumbini era um lugar por onde os viajantes passavam rapidamente no caminho da Índia para o Nepal, muitas vezes sem saberem que haviam passado a metros do lugar de nascimento do histórico Buddha. Com um novo aeroporto internacional sendo construído, o viajante poderá conhecer templos impressionantes do Nepal. Já no Sri Lanka, Arugam Bay (foto de capa) é uma cidade litorânea da costa leste onde surfistas de pés descalços relaxam nas portas de cafés veganos. Além das águas turquesas, a cidade oferece bares à beira mar e festivais de música improvisados, além de ser próxima do Parque Nacional Kumana, lar de leopardos, elefantes e crocodilos.
Outros destinos que estão no “Best in Asia” do Lonely Planet são Ho Chi Minh (Vietnã), Chiang Mai (Tailândia), Província de Sichuan (China) e o Parque Nacional de Komodo na Indonésia.