Cusco se prepara para Inti Raymi: celebração ao Deus Sol
Em 24 de junho de cada ano é comemorado o solstício de inverno, em outras palavras, o início do Novo Ano do Sol: o Inti Raymi Esta é a celebração mais importante do calendário Inca e Cusco já se prepara para a grande festa que acontecerá na cidade.
Declarado pela Prefeitura de Cusco como Patrimônio Cultural da Nação e Ato Oficial e Principal Cerimônia Ritual de Identidade Nacional, o Inti Raymi é celebrado com uma cerimônia, espécie de teatro a céu aberto, no sítio arqueológico Sacsayhuamán (cerca de dois quilômetros de Cusco). Aproximadamente 40 mil pessoas acompanham a celebração, fazendo com que o turismo na região seja intensificado durante todo o mês de junho.
Segundo conta a tradição, trata-se de uma cerimônia na qual os sacerdotes e os povos faziam homenagens ao Inti, Deus Sol, como agradecimento pelas colheitas realizadas e para pedir que a terra fecundasse bem para as próximas safras. No mesmo dia, também é o “Dia do Índio” ou “Dia do Camponês” no Peru. Portanto, o Inti Raymi foi estabelecido no calendário de festivais de Cusco desde 1944.
Até hoje essa representação tem suas cenas documentadas, sendo realizada na Esplanada dos Sacsayhuaman e ultimamente em locais como o pátio do templo de Qoricancha e da Plaza de Armas de Cusco. Desta praça a comitiva real do Inca, se transladam para a esplanada de Sacsayhuaman, onde se instalam arquibancadas para dar facilidade aos visitantes e ao público local se instalar em torno dos locais, ocupando lugares pertencentes ao sítio arqueológico de Sacsayhuaman.