Haia, a cidade onde é possível passar uma noite nos museus
Capital política da Holanda, Haia se destaca entre outras coisas pela quantidade de museus e centros culturais. Esses locais são tão importantes para a cidade que anualmente, em setembro, é feita a Museum Nacht – Noite dos Museus – onde cerca de 40 centros culturais ficam abertos com preço e programação especial das 20h00 à 01h00 da madrugada. Na segunda vez que estive em Haia esse ano tive a sorte de estar na data da sexta edição (05/09) e aproveitar para rodar três das principais atrações da cidade com o bilhete único – que dá acesso a todos os centros culturais participantes – que custava 15 euros.
O primeiro lugar que visitei foi o museu Mauritshuis, que leva esse nome por ter sido residência de Maurício de Nassau – governador da colônia holandesa no Brasil por oito anos. O prédio construído entre 1633 e 1644 está localizado bem no centro da cidade e possui um dos principais acervos da Holanda. Denominado como Royal Pictures Gallery, ganhou destaque quando o rei William I doou a coleção de pinturas pertencentes a seu pai – Príncipe William V – para o Estado holandês em 1816.
Uma das mais famosas telas holandesas, “Moça com Brinco de Peróla” de Johannes Vermeer, está no acervo local. Outros destaques são “Vista de Delft”, do mesmo artista, “O Touro” de Paulus Potter e “O Jardim do Éden de Jan Brueghel I e Peter Paul Rubens. Duas obras que chamaram muito a minha atenção foram “Mulher idosa e um menino”- Peter Paul Rubens – pela luminosidade do quadro e o detalhismo de “Aula de anatomia do Dr. Nicolaes Tulp” – Rembrant. Esse último artista tem ainda outras pinturas no local, incluindo um auto-retrato.
Logo ao lado fica o lindíssimo prédio do Parlamento Holandês. Se a vista externa, incluindo a praça com uma linda igreja já impressionam, com o ingresso do Museum Nacht é possível conhecer o interior do prédio. Uma visita ímpar para quem gosta de política e aprecia um prédio histórico mesclado a arquitetura moderna (Importante: Fora da Museum Nacht é preciso agendar a visita ao local previamente).
Ainda pude conhecer o Escher in Het Palais, que reúne diversas obras do famoso artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher. O prédio de três andares abriga obras interessantíssimas desse artista que brinca com profundidade, movimento e perspectivas nos dois primeiros andares. No último é possível se sentir parte das obras de Escher ao encontrar uma série de locações que trabalham com os efeitos existentes na obra do artista. Tudo isso em um prédio que mistura a arquitetura clássica com elementos modernos. Um dos museus mais interessantes que fui nos últimos tempos.
Pode parecer pouco ter visitado apenas três centros culturais em uma noite especial com tantas opções. Mas para curtir de verdade o que cada um tem para oferecer é preciso escolher quais serão os que você quer visitar, e dei prioridade aos mais importantes. Todos os três ficam bem próximos (confira no mapa) o que facilitou a minha visita. Além dos acervos fixos dos locais, durante a Museum Nacht uma série de eventos é realizada nos centros, principalmente para o público infantil. Uma forma de começar a acostumar as crianças e criar o hábito e o interesse pela arte. Uma iniciativa incrível de uma cidade que respira cultura.