Great Exhibition of The North apresenta Newcastle de uma maneira especial

Lançada em abril de 2016, a Great Exhibition of the North foi disputada por nove cidades. O evento que reúne arte, design e inovação acabou indo para Newcastle, que recebe durante dois meses (até o dia 09 de setembro) uma série de instalações e exposições que celebram a cultura do norte da Inglaterra.

O Ministério da Cultura da Inglaterra investiu £5 milhões na exposição e outros £15 milhões em um fundo para atrair futuros investimentos culturais para a região. O objetivo era mostrar ao resto do país e a turistas do mundo inteiro os grandes setores criativos e culturais do norte da Inglaterra para ajudar a impulsionar a economia da região. Newcastle acabou sendo a cidade vencedora ao propor exposições por toda a cidade, em locais fantásticos, que mostram a sua herança, cultura e design únicos.

De fato essa cidade do norte apresenta em suas ruas uma arquitetura única, espaços culturais impressionantes e uma herança industrial que desenvolveu grandes inovações para a região e até mesmo para o mundo. Inspirado na Great Exhibition, realizada em 1851 no Crystal Palace, e na North East Coast Exhibition, realizada na própria Newcastle em 1929, esse grande evento espera atrair uma quantidade expressiva de turistas e mostrar os encantos não só de Newcastle, mas como de toda a região norte da Inglaterra. A grande novidade para a Great Exhibition of the North é que, ao contrário das inspirações, nenhum espaço foi construído para recebe-la. Estão sendo usadas as instalações e praças da cidade para apresentar as exposições. Há três trilhas facilmente feitas pelos visitantes que inspiram os três pilares principais do evento: arte, inovação e design. Todas elas apresentam a cidade, seus espaços públicos e centros culturais, usando a paisagem urbana de Newcastle como palco principal.

great-exhibition-of-the-north-fotos

Os principais destaques são o Sage Gateshead, Baltic Centre for Contemporany Art e o Great North Museum; três dos principais espaços culturais da cidade que recebem importantes destaques da Great Exhibition of the North. Cada um apresenta uma programação vibrante de eventos e atividades e servem como ponto de partida para as três trilhas pela cidade. Além de ver exposições interessantes com detalhes desde a importante indústria ferroviária local passando por objetos pessoais de personalidades importantes, você pode conferir apresentações musicais, filmes e outros tipos de arte. Há, por exemplo, um passeio pelas famosas sete pontes da cidade feito com um audioguide que propõe uma reflexão sobre como o design e arquitetura refletem aspectos importantes da história, sendo apresentando com músicas compostas pela orquestra e coro da Opera North. Concertos, festivais e atividades para toda a família também fazem parte da programação.

Uma das mais interessantes para as crianças, a Trilha da Inovação te leva a conhecer lugares onde a história foi feita, incluindo a Stephenson Quartes, onde a Rocket foi construída (importante avanço na indústria ferroviária), e o Mining Institute, testemunha de muitas inovações da engenharia mundial.  A Trilha do Design convida todos a conhecer lugares como o Campus de Design da Northumbria University, o Nothern Design Centre e a uma imersão no mundo da literatura infantil na Seven Stories. Há ainda espaço para a Trilha da Arte, onde o visitante conhecerá muito sobre artes visuais, música, e teatro.

A expectativa dos organizadores é que o evento deixe um legado importante para Newcastle. Algumas das atrações da Great Exhibition of the North foram pensadas para inspirar as crianças locais. Outra aposta é que após conhecer a cidade por conta do evento o turista se sinta instigado a voltar para conhecer o destino com mais detalhes, além de propagar sobre as atrações de Newcastle. A cultura diversa e a utilização de boa parte da cidade como cenário prometem encantar quem viajar para lá durante o período do evento.

Com tantos eventos acontecendo ao mesmo tempo e tanta coisa interessante para visitar, é preciso se programar. Por isso o site oficial da Great Exhibition of the North é a melhor fonte de informação para quem visitar Newcastle até o dia 09 de setembro. Nossa equipe viajou a Newcastle convidada pelo Visit Britain e contou com os apoios do Brit Rail Pass, do Hotel Indigo Newcastle e do chip internacional Mysimtravel.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *