Glamping no Brasil: conforto em hospedagem junto à natureza
A palavra Glamping nasceu da junção das palavras palavras “glamour” e “camping”, e traz um conceito de hospedagem que surgiu no Reino Unido e, a cada ano, se espalha por mais países, chegando já ao Brasil. Num glamping, a ideia é que o turista se hospede literalmente junto à natureza, sem abrir mão do conforto e de outras comodidades.
Cada vez mais os turistas buscam experiências para suas viagens e com isso o conceito de luxo ganhou uma nova concepção no universo do turismo. A viagem com foco mais na contemplação e relaxamento do que em agitação, fez com que a busca por hospedagens em mais contato com a natureza, se tornasse popular. Consequentemente, a procura pelos glampings vem aumentando.
África do Sul, Tanzânia e Quênia, em cujas savanas a vida animal sempre propicia um espetáculo memorável, são alguns dos lugares em que esse tipo de hospedagem mais encontrou eco. Os Estados Unidos também dão um show no assunto, e países como Canadá, Portugal, Austrália, Índia e Argentina são outros a contar com tendas do gênero em lugares de beleza surreal. Agora o Brasil é mais um país a oferecer esse tipo de hospedagem em lugares que descortinam altos visuais, mas sem abrir mão de comodidades como cama confortável, banheiro privativo com chuveiro de água quente e comida e bebida da melhor qualidade. Há glampings com tendas que têm até banheira de hidromassagem dupla.
No Brasil, o primeiro a nacionalizar o conceito de glamping foi a Korubo, empresa que, desde 2001, mantém um safari camp no Jalapão, parque estadual no Tocantins repleto de cachoeiras, rios cristalinos e fervedouros, além de dunas e chapadões. O acampamento, às margens do Rio Novo, dispõe de 15 barracas espaçosas, equipadas com camas confortáveis, banheiro privativo e luz de LED. Há salas de banho com água quentinha, redário e uma equipe de cozinha que capricha nos pratos servidos ao longo da viagem. Os passeios completam a experiência. Cambará do Sul (RS), Iporanga (SP) e o Cânion do Itaimbezinho, na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, são outros destinos brasileiros que oferecem hospedagem no estilo glamping. E você, já conhecia ou já se hospedou em um glamping? Conte para nós nos comentários.