Gerdarmenmarkt, a praça mais charmosa de Berlim
Para mim a praça mais bonita e agradável de Berlim não consta na lista das principais atrações do destino, mas é um dos lugares que todo mundo devia conhecer quando visitar a capital alemã. A Gerdarmenmarkt possui um conjunto arquitetônico lindíssimo, mas o que mais me agrada é mesmo clima descolado do local, com as apresentações de músicos e os café laterais perfeitos para curtir um fim de tarde berlinense.
Criada por Johann Arnold Nering no fim do século XVII, a praça era um mercado da cidade de Friedrichstadt, subúrbio de Berlim que depois foi incorporado pela capital alemã. Nessa época era ocupada por protestantes franceses perseguidos que receberam asilo com garantia de direitos à liberdade religiosa dado pelo príncipe prussiano Friedrich Wilhelm von Brandenburg em 1685 (isso explica a presença da catedral francesa). Teve outros nomes anteriormente e só recebeu a atual denominação em 1773, depois de ter sido utilizada pelo regimento de couraceiros “gens d’arms”.
Arquitetonicamente é formada por três principais edifícios. O mais novo, localizado em ao centro da praça, é o Konzerthaus Berlin. Inicialmente o local era ocupado pelo Teatro Nacional, inaugurado em 1803 e destruído por um incêndio em 1817. Em 1821 foi reaberto como Königliches Schauspielhaus. Durante a revolução de 1848 foi o auditório da Assembleia Nacional da Prussia por algumas semanas, sendo que a Gerdarmenmarkt se tornou local de diversos eventos políticos. Com a II Guerra Mundial foi bastante danificado, sendo reconstruído novamente entre 1977 e 1984, quando reabriu se tornando a atual sala de concertos. Acusticamente é considerada um dos cinco melhores locais para concertos e óperas do mundo.
Nas duas laterais estão a chamadas catedrais gêmeas de Berlim. A mais antiga é a Catedral Francesa – Französischer Dom – construída pela comunidade Huguenote entre 1701 e 1705. Contudo apenas em 1785 a torre com o domo foi construída. Uma curiosidade é que a torre não faz parte tecnicamente do mesmo prédio da igreja, já que tinha proprietários diferentes e não tem acesso entre os dois prédios. Muito destruída durante a II Guerra Mundial, foi reconstruída entre 1977 e 1981 e abriga uma plataforma panorâmica que fica a 40 metros de altura, com uma bela vista de Berlim, um museu Huguenote que conta a história dos imigrantes franceses e um restaurante em um porão sob a sala de oração. A Catedral Alemã – Deutscher Dom – também começou a ser construída em 1701, mas levou mais três anos que a francesa para ficar pronta. Assim como a irmã gêmea, não possuía o dome que também só passou a existir em 1785. Em 1943 foi quase que completamente destruída durante o bombardeio aliado da II Guerra Mundial, sendo reconstruída entre 1977 e 1988, e abriga desde 1996 o Bundestag Museum da história do parlamento alemão.
Ao centro da praça está a estátua do renomado poeta Friedrich Schiller, inaugurada em 1871. É ao redor dessa estátua ou na base da escadaria da Sala de Concertos que comumente se apresentam músicos. O som é quase sempre compatível com o ambiente sofisticado do prédio central e a música torna o clima da praça ainda mais especial. Ao redor da Gerdarmenmarkt diversos hotéis, lojas, restaurante e cafés descolados tornam o clima de região perfeito para passar algumas horas observando o movimento depois de conhecer os prédios históricos. Minha dica é sentar numa das mesas dos cafés a céu aberto, na lateral da Casa de Concertos e curtir o clima do local (ainda mais se for num lindo sunset – vale a dica!). Outra dica interessante é durante o fim de ano, quando a praça recebe um dos mais famosos mercados de natal da capital alemã, considerados por muitos o mais bonito e completo de Berlim.
Gostei tanto da região que até penso em ficar hospedado por lá na próxima visita a Berlim. Se estiver indo conhecer a capital alemã faça a sua reserva de hotel próximo a Gerdarmenmarkt através dessa busca no Booking.com por proximidade com a praça. Você não paga nada mais por isso e ajuda a manter o Maior Viagem sempre com dicas novas! Aproveite também para garantir o seu Ônibus Hop-On Hop-Off por Berlim com desconto.