Festivais na Bélgica em julho e agosto
Flandres é sempre um festival, mas o verão traz um calendário ainda mais completo de atividades para aproveitar o ar livre e o clima agradável da temporada. Além do internacionalmente conhecido Tomorrowland, outros festivais de música, artes, gastronomia e, claro, cerveja, tomam as principais cidades da região norte da Bélgica, entre as quais Bruxelas, Ghent, Hasselt e Leuven.
O país fica em festa no dia 21 de julho, Dia Nacional da Bélgica. As comemorações mais famosas se concentram na capital do país, Bruxelas. Deguste o delicioso prato típico de mexilhões com fritas durante o Resto National, na Place du Jeu de Balle, enquanto os visitantes curtem e dançam músicas populares belgas na praça. Na véspera, o Bal National convida o público a cantar, dançar e rir com apresentações a partir das 19h. Na Place des Palais, ocorre a tradicional parada militar com a presença da família real e às 23h o céu é tomado por um espetáculo de fogos de artifício.
Fazendo jus à fama de maior festival do mundo, o Tomorrowland terá três dias de festas, performances, instalações artísticas e muitas outras atrações – além de, é claro, música eletrônica. Entre 22 e 24 de julho, a batida fica por conta dos maiores DJs do mundo, como Deadmau5, Eric Prydz, Tiësto, Axwell & Ingrosso, Dimitri Vegas & Like Mike e Martin Garrix, entre outros. Desde sua criação em 2005, o Tomorrowland ocorre em Boom, que fica a cerca de 35 minutos de Bruxelas e 25 minutos de Antuérpia.
Até 24 de julho, a cidade de Ghent fica ainda mais agitada com as celebrações do Ghent Festivities. Após mais de 160 anos de existência, o evento se tornou um dos melhores festivais da Europa. A cidade recebe inúmeras performances gratuitas de diversos artistas nacionais e internacionais, que vão desde apresentações de música, teatro de rua e exibições a animações, feiras, paradas e muito mais.
Em 7 e 8 de agosto, a gastronomia é o foco de Leuven, a 30 minutos de Bruxelas. O centro da cidade se torna um verdadeiro playground para os bon vivants durante o festival Hapje-Tapje. Um mercado culinário oferece degustação de deliciosas criações de restaurantes renomados por preços de 4 euros ou menos. Há ainda degustação de cerveja e entretenimento ao vivo.
Outro grande evento de Bruxelas neste verão é o tradicional tapete de flores. Comemorando seu 20º aniversário, o evento bienal ocorre de 12 a 15 de agosto e levará o tapete de 1,8 mil m² de begônias à Grand Place. A edição terá inspiração japonesa em homenagem aos 150 anos de amizade entre a Bélgica e o Japão.
Outro evento em agosto leva os maiores nomes da música à Bélgica é o Pukkelpop, de 17 a 20. Nesta edição, participarão Rihanna, LCD Soundsystem, The Chemical Brothers e The Lumineers, entre muitos outros. O festival de música alternativa que ocorre anualmente em Hasselt, a uma hora de Bruxelas, é reconhecido internacionalmente como ditador de tendências entre os grandes festivais de música.
Paulo M. Senra
Há algum tempo, creio que pelos idos de 2015, recebi mensagem em que Bruxelas comemorava tradicional festa dos tapetes de flores, penso a que é comemorada de dois em dois anos Sou entusiasta dessas festas. Tenho assistido vídeos de algumas delas.
Na época em referência, acompanhada da mensagem, bela música completava a exposição do vídeo. Sem ser “expert” em música, pareceu-me se tratar de um conjunto de guitarras, ou de instrumentos de corda, interpretando melodia que não consegui identificar. Tentei vários caminhos. Em vão.
Consultei um sobrinho maestro – Maestro Ricardo Senra da Silva Prado – que infelizmente não conseguiu solução.
Então, por azar do acaso, perdemos todas as referências relativas às mensagens dessa bela festa.
Assim, através da oportunidade de comentar algo sobre as belas atividades belgas, consulto se é possível encontrar esse objeto de desejo, tão simples, mas de grande valor artístico.
Eu e meu sobrinho maestro, ficaríamos muito agradecidos pela atenção.
Atenciosamente, com meu obrigado, Paulo Senra