Festa da Vindima no Vale dos Vinhedos agita o sul do país
Teve início no último dia 23, no Vale dos Vinhedos, a Festa da Vindima, para comemorar o período entre a colheita das uvas e o início da produção do vinho. Como já é tradição, uma grande festa é preparada na região, que já virou uma famosa atração turística nessa época do ano.
Localizado na Serra Gaúcha, no encontro dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, o Vale dos Vinhedos representa o legado histórico, cultural e gastronômico deixado pelos imigrantes italianos que chegaram à região em 1875. Pequenas propriedades rurais compartilham o território com vinícolas de diferentes portes, contemplando desde cantinas familiares a grandes empresas que contam com parcerias internacionais.
São vários os roteiros turísticos oferecidos no Vale, incluindo degustações de vinho e visitas guiadas. Mas é a vindima que representa a principal festa da região, onde junto com as maioria das vinícolas instaladas no roteiro, grupos de música e a própria comunidade organizam uma grande festa para comemorar a abertura oficial do período da colheita.
A data é móvel, pois depende do comportamento da safra que muda de ano a ano, de acordo com as condições climáticas. Esse ano, ela ocorrerá de 23 de janeiro até 13 de março.
As atrações que integram a programação da vindima vão desde a colheita simbólica e a pisa das uvas, a apresentações culturais de corais, jogos italianos e gastronomia típica.
Para a programação completa da festa para este ano, clique aqui. Para verificar os pacotes hoteleiros, acesse o site do evento .