Embarque por reconhecimento facial pode se tornar realidade em breve
Já pensou em embarcar em um avião sem tem que mostrar em nenhum momento documento ou passaporte nas barreiras de segurança? Essa realidade pode estar mais próxima do que você imagina. Está em testes no Aeroporto de Schiphol, em Amsterdam o teste do sistema de embarque por reconhecimento facial, feito em parceria com a KLM e seus passageiros.
Os testes já estão sendo realizados e terão duração de pelo menos 3 meses. Para isso um portão de embarque foi adaptado com a tecnologia biométrica. Os voluntários devem ir até o quiosque de registro especial na área de espera, perto do portão de embarque, para fornecer as informações necessárias: digitalização do passaporte, do cartão de embarque e do escaneamento facial de cada passageiro. Para segurança dos próprios passageiros, após o embarque os dados pessoais coletados são apagados em até 10 horas.
O aeroporto pretende tornar-se “líder digital” em 2018 e este teste é apenas uma das novidades. Atualmente, outro teste de escaneamento está sendo feito para que os passageiros deixem seus laptops e líquidos em suas malas. Todas essas novidades prometem deixar o embarque muito mais ágil e confortável para os passageiros.