Dicas básicas sobre Israel

Além de ser um destino ainda pouco conhecido pelos brasileiros, que despertou muita curiosidade sobre o que fazer por lá (clique na aba destinos e entre nas regiões de Israel que visitei para saber mais a respeito), a minha viagem para Israel acabou me chamando a atenção por outro fato curioso. As pessoas ainda perguntam muito sobre a dificuldade de visitar o país e sobre a questão de segurança. Por isso, resolvi escrever esse post com dicas básicas sobre Israel para encorajar todos a conhecer esse destino fascinante que eu adorei conhecer.

Devo ir de excursão ou é tranquilo viajar por conta própria?

Talvez pela falta de conhecimento, quem sabe pelo receio de ser um lugar complicado, fato é que muita gente acaba optando por conhecer Israel em excursão. Mas afinal, esse é um destino que precisa ser feito assim? De forma alguma! Conhecer Israel é bem tranquilo, o país tem boa infraestrutura e a comunicação também é bem tranquila. Você não terá dificuldade alguma em se comunicar em inglês. Os hotéis, restaurantes, lojas e todos os pontos turísticos tem ótima estrutura e estão bem preparados para receber os turistas. Organizar a viagem também não é complicado e você precisa apenas definir aonde quer ir e aí sim escolher a melhor maneira.

As reservas de hotéis podem tranquilamente ser feitas pelo Booking, que oferece diversos tipos de acomodações para você escolher a qual se enquadra melhor no seu perfil. Para se locomover a pé e até de carro na parte do interior (Em Jerusalém e Tel Aviv não recomendo ficar de carro) com os aplicativos de celular ficou tudo mais fácil, por isso usamos a facilidade de já sair do Brasil com o chip internacional da Mysimtravel que teve excelente conexão e nos ajudou muito. Além disso, para as daytrips que levam para algumas cidades e atrações fora dos grandes centros usamos os serviços da Tourist Israel e da Outstanding Travel, que nos atenderam muito bem.

É preciso tirar visto para visitar Israel?

Para estadia de até três meses, os brasileiros não precisam de visto para visitar Israel (Caso você vá atravessar a fronteira e conhecer Petra será necessário visto – leia mais no post sobre Petra). Basta ter passaporte válido por seis meses após a sua data de chegada a Israel.

Vale ressaltar que o embarque para Israel é um pouco diferente do que estamos habituados. No aeroporto de Frankfurt, por onde fomos, o controle de segurança para os gates de onde partem os aviões para o país é separado e mais rigoroso. Mas nada assustador, apenas um processo mais detalhado que garante a nossa segurança e dos outros viajantes. A entrada no país foi bem tranquila, nada além das perguntas normais que são feitas em todos os destinos que visitamos.

É seguro visitar Israel?

Segurança é coisa séria para os israelenses. Devido toda a tensão da região onde está o país existe um controle de segurança maior, inclusive na entrada de museus, shoppings, etc. Mas nada que você não se acostume. E o melhor é perceber que isso garante que você possa andar tranquilamente pelas cidades, inclusive a noite, sem nenhum tipo de stress. Sendo bem sincero, foi uma das viagens onde me senti mais seguro, mesmo em grandes cidades como Tel Aviv.

Sobre a questão da fronteira com os territórios palestinos, você conseguirá cruzar sem problemas. Mas, lembre sempre de andar com o seu passaporte original (sem ele você não cruza a fronteira) e saiba que em alguns casos a fila para cruzar o muro de segurança é um pouco demorada. Fizemos essa parte com as day trips de empresas, mas conheci muita gente que fez sozinho e não teve problema. Mesmo na travessia com a Jordânia, para conhecer Petra, não tivemos problema algum também.

Você enfrentou algum problema ou dificuldade na viagem?

Se você já leu meus posts aqui no site saberá que a única questão que realmente tive problema em Israel foi com os taxistas. Por isso, fiz um post específico falando a respeito e dei uma dica importante de um aplicativo que vai facilitar a sua vida. Usando ele você não enfrentará nenhum tipo de problema.

Em cidades mais turísticas, principalmente em Jerusalém, você será abordado por algumas pessoas querendo ser seu guia pelos pontos históricos. Decline com educação e eles não ficarão te importunando. Na verdade, na maioria das vezes que precisei pedir alguma indicação as pessoas foram bem solícita, por isso não fique preocupado e continue fazendo a sua viagem por conta própria.

É tranquilo trocar dinheiro e que moeda devo levar?

Como toda cidade turística, perto dos pontos principais e nos hotéis a taxa de conversão de câmbio costuma não ser favorável. Tenha uma ideia d quanto está a conversão atualizada e pesquise antes de trocar. Não tivemos problemas com isso, mas só trocávamos quando percebíamos que o valor estava valendo. Levar dólar ou euro não fará grande diferença, as duas moedas são bem aceitas para troca. Cartões de crédito são facilmente aceitos também.

Qual a melhor época para visitar Israel?

O verão costuma ser quente e a época mais cheia, por isso minha dica é fugir do período de alta temporada – julho e agosto. Fui no inverno e achei tudo bem mais tranquilo, apesar do frio que faz principalmente no norte do país e em Jerusalém. Aliás, a capital de Israel tem uma peculiaridade de fazer até certo calor ao longo do dia e esfria bastante de noite (esteja preparado!).

Mas não só as condições climáticas devem ser levadas em consideração. Acho que até mais importante nesse caso é ficar atento as datas festivas, principalmente as religiosas. O país é judeu, mas tem muitos moradores e visitantes cristãos e muçulmanos. Por isso é preciso ficara atento para fugir das datas religiosas quando as cidades, principalmente Jerusalém, ficam muito cheias.

Outra questão é lembrar que Shabat – dia de descanso semanal do judaísmo. A partir do pôr do sol de sexta até o anoitecer de sábado os judeus não podem trabalhar. Isso faz com que esse período seja quase que perdido, já que muita coisa fecha. Até mesmo restaurantes podem fechar e nos hotéis o número de funcionários cai bastante. Em cidade mais tradicionais, nisso Jerusalém é bem mais que Tel Aviv, isso pode inviabilizar o seu dia de visita.

Se tiver mais alguma dúvida a respeito, coloque nos comentários que terei o maior prazer em responder!

Related Posts

2 Comentários

  1. Diogo

    Olá Otávio,

    Estou planejando minha viagem para Israel e visitei seu blog para aprender algumas dicas. Me tira uma dúvida, vc alugou carro durante a viagem?

    Abs

    1. Otavio Furtado

      Oi Diogo, aluguei sim. Para rodar o país inteiro é a melhor opção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *