Conhecendo a cultura uruguaia sem sair de casa
Uma das delícias de viajar é conhecer a cultura do destino. Como estamos impedidos de sair visitando os países, podemos aproveitar o tempo que estamos em isolamento social para conhecer, por exemplo, a cultura uruguaia sem sair de casa. Um dos nossos vizinhos é famoso pela arte e não precisamos esperar poder viajar novamente para conhecer um pouco mais.
O menu cultural do Uruguai vai desde “lives” com reprodução da música uruguaia até aplicativos que incentivam o consumo da música do país. Confira abaixo uma seleção de ações para você desfrutar um pouco mais da arte desse país vizinho:
Todas as sextas-feiras, às 22h, no Facebook Live será produzido um encontro gratuito com a música uruguaia em quatro câmeras. Nessa sexta, 15 de maio se apresenta Florencia Núñez; no dia 22 de maio Malena Muyala e no dia 29, Hugo Fattoruso. Depois de cada show uma versão editada será subida no Youtube para ver on demand.
Já no Youtube é possível assistir o “Concierto Raíces” da Filarmônica de Montevidéu, comandado pela brasileira Ligia Amadio. A apresentação nos faz viajar por um repertório diversificado uruguaio de todos os tempos, interpretados por Mônica Navarro, Samantha Navarro, Ana Prada e Christian Cary. Na mesma plataforma, a emblemática Sala Zitaroorsa lançou o ciclo “Mi canción mi escenario”, onde artistas nos mostram as canções direto de suas casas. Hugo Fattoruso, Papina De Palma, Carmen Pi, Malena Muyala, Mandrake Wolf, Ana Prada, Edu Lobardo e Guada Romero são nomes confirmados. O famoso Teatro Solis também não poderia ficar de fora. De quarta a domingo o teatro oferece em seu canal uma variada programação com concertos, peças de teatro, documentários e conferências, todos com acesso gratuito.
Até mesmo aplicativos estão nos ajudando a conectar com a cultura uruguaia. O app MUS gerou o fundo #UnidosConMúsica para ajudar aos artistas uruguaios. A forma de colaborar é escutando-os. O app está disponível para iOS e Android.