Cruzeiro em Milford Sound: a melhor maneira de conhecer os fiordes neozelandeses
Um dos pontos mais bonitos da Ilha Sul da Nova Zelândia é a região de Milford Sound. Apesar de bastante isolado, sendo a viagem até o local igualmente longa e bonita, é um dos pontos mais visitados do país. Os fiordes cavados pela ação do degelo e ação de vento revela uma paisagem de beleza única e características exclusivas da região. Para conhecer as belezas locais existem diversas opções, mas a mais comum e que indico é fazer um cruzeiro em Milford Sound.
Pensando nisso, existem diversas opções para escolher qual cruzeiro em Milford Sound fazer. Desde cruzeiros com noite a bordo do navio no meio dos fiordes, até os cruzeiros de visita que são oferecidos por diversas empresas. Escolhemos a segunda opção já que queríamos dormir em um lodge próximo e escolhemos a Southern Discoveries para nos levar a conhecer esse destino da Nova Zelândia de paisagem belíssima. A empresa também oferece diferentes tipos de cruzeiros, alguns com refeições maiores ou lanches a bordo. É importante ressaltar que o passeio levará bastante tempo e pode ser associado a outras atividades como caiaque ou visita ao observatório subaquático. Escolha o que mais te chama a atenção e tenha a certeza de que você visitará uma região espetacular.
O cruzeiro passa por toda a área dos fiordes em Milford Sound, revelando paisagens interessantes com o verde das montanhas refletindo na água límpida, cachoeiras belíssimas e imponentes, uma fauna igualmente interessante e chega até o Mar da Tasmânia. Em alguns pontos existem paradas estratégicas para ver de perto alguns detalhes no passeio e até mesmo entrar debaixo de algumas cachoeiras (o barco oferece capa de chuva) e até matar a sede bebendo água pura que cai de uma delas. O passeio é tão bonito que o tempo passa rápido, mas optar pelo cruzeiro com lanche ou levar um é uma boa sugestão.
Importante ressaltar que a empresa oferece opções associadas ao transporte até o cruzeiro em Milford Sound em ônibus ou por via aérea, de helicóptero ou avião. Como optamos em ir de carro próprio, o que julgo ter sido uma decisão acertada já que pudemos dormir na região e fazer o caminho até o local vendo uma das estradas mais bonitas que já passei com calma, optamos apenas pelo cruzeiro no local associado ao observatório subaquático. Ficamos tentados em fazer também o caiaque, mas estava frio e ficamos com receio.
A visita ao Milford Dicovery Centre é exclusivo da empresa Southern Discoveries. Por isso optar por esta empresa pode ser uma boa pedida. É nesse centro que flutua sobre as águas de Milford Sound que se encontrar o observatório subaquático, onde você terá a oportunidade única de descer em um observatório abaixo da linha do mar e ver espécies únicas da região, como o Black Coral. Bastante interessante e completa bem o cruzeiro em Milford Sound.
É importante ressaltar que a estrada até Milford Sound as vezes fica interditada por questões de segurança, principalmente no inverno. Por isso é preciso ficar atento quando planejar a sua viagem para este destino neozelandês. Ainda, a quantidade de mosquitos na região é grande, por isso não esqueça o seu repelente. Demos sorte e pegamos um lindo dia de sol, mas não se sinto menos sortudo se pegar chuva por lá. É uma das regiões que mais chove na Nova Zelândia.
Nossa viagem para Milford Sund teve o apoio do Turismo da Nova Zelândia. Em todo nossa viagem pela Nova Zelândia usamos o chip internacional Mysimtravel, mas é importante destacar que em Milford Sound não há nenhum sinal de qualquer operadora de celular.