Como usar o metrô de Londres?
Certamente a melhor maneira de se locomover por Londres é utilizando o metrô. O sistema de ônibus também é bom e tem todo o charme dos ônibus de dois andares, mas o metrô além de fazer a ligação para toda a cidade é melhor também pelo fluxo, principalmente no centro da cidade onde as ruas são estreitas.
Apesar de a primeira vista parecer confuso, já que são muitas linhas e não é incomum ter que fazer a troca entre elas para chegar ao local desejado. Mas com os aplicativos de hoje em dia tudo fica bem mais fácil e explicado, fazendo com que usar o metrô de Londres seja bem mais simples do que parece. O próprio Google Maps é uma ótima maneira de saber como se locomover no transporte público por lá. Basta colocar o destino e escolher transporte público. Ele poderá dar opções com ônibus também, mas você pode selecionar utilizar apenas metrô se for o caso.
Bom, mas e como pagar pelas viagens de metrô de Londres? Existem diversas opções possíveis, inclusive passes por viagens. Mas a maneira mais prática e econômica é utilizando o Oyster Card. Ele pode ser comprado em qualquer estação de metrô de Londres e existe a opção de comprar junto com seu London Pass, que dá acesso a diversas atrações turísticas da cidade (clique no link para saber mais detalhes). O Oyster Card funciona como um cartão pré pago que você coloca crédito e vai utilizando. Para recarregar basta buscar as máquinas de auto atendimento nas estações de metrô de Londres e pagar com cartão ou dinheiro.
O custo da viagem irá variar de acordo com a zona que você sairá, por isso a cobrança é feita apenas na saída do metrô de Londres. Tanto na entrada quando na saída você precisará passar seu Oyster Card nos leitores das catracas para liberar o acesso. A grande vantagem é a economia, já que a viagem com Oyster Card tem desconto de 50%. Há também um teto de gasto por dia no centro de Londres.
Outra vantagem, apesar da melhor maneira de se locomover ser de metrô, é que o Oyster Card também vale para Overground e National Rail Trains em Londres, DLR e ônibus. Ou seja você poderá utiliza-lo para o transporte público em quase sua totalidade.
Nossa viagem para Londres foi a convite do Visit Britain e contou com os apoios do Brit Rail Pass, do chip internacional Mysimtravel e dos hotéis The Westbury Mayfair e Shangri-la London.