Como escolher o bacalhau para Páscoa
Com a Páscoa chegando é hora de pensar naquele almoço especial. Em época de distanciamento social, não dará pra reunir a família toda. Mas isso não significa que não possa ser uma refeição bem preparada e nem que não possamos reunir todos para o almoço de forma online. Por isso, saber como escolher o bacalhau para a Páscoa é super importante.
Há diferentes tipos de bacalhau. Por isso, a consultora técnica e coordenadora de treinamentos do Conselho Norueguês da Pesca, Giselle Martins, explica as diferenças e tipos de peixes encontrados no mercado brasileiro. Ela lembra que é importante analisar a cor do peixe, pois isso mostra a qualidade do produto. A coloração varia de acordo com o tipo de bacalhau e a cor branca não significa um produto melhor. O bacalhau deve estar seco, sem nenhuma parte visivelmente úmida e descolorida.
· Bacalhau Salgado Seco Gadus morhua- Considerado o mais nobre bacalhau, esse tipo é pescado no Atlântico Norte e apresenta postas altas, largas e coloração palha e uniforme, quando salgado e seco. Depois de cozido, sua carne se desfaz em camadas claras e tenras.
· Bacalhau ou Bacalhau-do-Pacífico Salgado Seco – Gadus macrocephalus – Comercializado no Brasil há cerca de 15 anos, o macrocephalus também é conhecido como Bacalhau do Pacífico e, em comparação ao morhua, possui coloração levemente mais branca e sua carne não desmancha em lascas, mas pode ser facilmente desfiada.
· Saithe Salgado Seco Pollachius virens – Possui sabor mais forte e coloração menos clara. Quando cozido, sua carne macia desfia com facilidade. É o tipo perfeito para preparar bolinhos, saladas e ensopados.
· Ling Salgado Seco – Molva molva – O mais estreito entre os peixes tipo bacalhau. Sua carne branca e apetitosa é perfeita para pratos desfiados, assados, cozidos e grelhados.
· Zarbo Salgado Seco – Brosme brosme – É o menor entre os cinco peixes tipo bacalhau. É mais roliço do que o Ling e possui barbatana dorsal contínua. Indicado para a preparação de pratos desfiados, caldos, pirões e bolinhos.
A Noruega possui o maior estoque de bacalhau do mundo. O Bacalhau da Noruega é altamente saudável, tem baixo teor de gordura – cada 100g do peixe possui aproximadamente 160 calorias, é fonte de proteínas, cálcio, ferro e rico em ômega 3, além de ser livre de conservantes artificiais, porque é apenas peixe e sal.