Como chegar do aeroporto até Hong Kong
O aeroporto de Hong Kong foi construído em uma ilha artificial e é distante do centro da cidade. Esse percurso pode ser feito de taxi, metrô ou ônibus. Cada um com seus pontos positivos e negativos, o que vale é pensar o que é mais importante em sua viagem. Não experimentei a opção de taxi, até porque segundo li seria a mais cara de todas, isso sem falar no trânsito ao chegar no centro da cidade que é bem complicado. Ir de ônibus é mais barato, porém mais demorado. Já o metrô oferece um ticket especial que faz o trajeto de forma mais rápida: MTR – Airport Express.
O meio mais usado pelos turistas é mesmo o Airport Express que liga o aeroporto ao centro em apenas 24 minutos. É realmente a maneira mais prática e confortável de fazer esse trajeto, ainda mais se você estiver em um hotel bem na região central de Hong Kong. Muitos hotéis são ligados a estação – Hong Kong Station – por passarelas, o que facilita inclusive o deslocamento com malas. Além disso, o ticket dá acesso a ônibus que deixam nos principais hotéis do centro da cidade também. Apesar de mais cara – HK$ 350 para ida e volta e HK$ 250 para ida – essa praticidade acaba valendo a pena. Isso sem contar que é possível fazer o despacho das bagagens para algumas companhias aéreas ainda na estação. O serviço funciona das 05h50 até 0h48 no sentido Hong Kong-Aeroporto e das 05h54 até 0h48 no sentido Aeroporto-Hong Kong e para comprar o bilhete é bem simples já que logo na saída da área interna existe um stand de vendas.
Já se você estiver pensando em economizar a melhor opção é mesmo ônibus. Existem diversas linhas que ligam o aeroporto a Hong Kong, por isso é preciso ficar atento aonde é seu hotel para pegar o mais próximo. Essa opção é bem mais barata, para se ter uma ideia em um trajeto até bem próximo a Hong Kong Station pagamos HK$ 40 para ida, mas o tempo do trajeto é de 40 minutos. O ônibus não para em muitos pontos, o que torna a viagem menos cansativa, mas a opção do Airport Express é, além de mais rápida, mais confortável. Mas é uma opção para quem está com orçamento mais apertado na viagem. É só preciso ficar atento que se for pagar a passagem no próprio ônibus tem que estar com dinheiro trocado, já que eles não dão troco.
Nossa viagem para Hong Kong foi feita em parceria com o The Landmark Mandarin Oriental Hong Kong