CNBC Brasil: O canal de notícias que estreou com uma fake news

Apesar da contratação de jornalistas de renome, canal estreia com problemas graves

CNBC Brasil
Ao contrário do que queria parecer ser, canal não é uma filial da empresa americana Crédito: Divulgação

Anunciado como uma das grande novidades no telejornalismo brasileiro, o canal de notícias ‘CNBC Brasil’ estreou com uma fake news grave: prometeu ser uma coisa mas era outra. Ou seja, na verdade o canal Times Brasil não é uma filial do americano dedicado a notícias de negócios.

Reserva de hotel na Booking

A empresa de notícias de Douglas Tavolaro causou furor no meio com contratações de nomes forte do jornalismo e a promessa de ser o “primeiro canal de notícias de negócios do Brasil”. A logo da CNBC, canal da NBC Universal mundialmente conhecido aparecia em toda a divulgação e o nome era o usado para anunciar a grande novidade que estreou ontem (17/11).

Porém, o que não foi explicado ao mercado e só surgiu perto da estreia foi a informação que na verdade o acordo assinado prevê apenas usar material produzido pela empresa americana e não logotipo e muito menos se tratar de uma filial brasileira.

A confusão causou alvoroço nas redes sociais no dia da estreia e gerou um forte impacto negativo justo quando a novidade seria o assunto dominante no meio televisivo. A impressão de que tentaram enganar o telespectador (e quem sabe o mercado inteiro) deixou um canal de notícias com fama de não ser muito preocupado com a verdade.

Outro fato que chamou a atenção é que assumidamente irão adotar o uso de Inteligência Artificial para produção de conteúdo. Além das questões de credibilidade, o fato foi duramente criticado por significar também menos espaço para profissionais.

Como se não bastasse tudo isso, a estreia enfrentou problemas técnicos e ficou escondidas já que a maioria das distribuidoras de canal por assinatura ainda não tem o canal disponível. Para piorar, o anúncio que estaria ao vivo até no youtube não aconteceu, dando a impressão que ou alguma falha importante aconteceu ou até mesmo houve novamente uma promessa iverídica.

O que acontecerá com a credibilidade do canal que estreia assim com a imagem arranhada só o tempo dirá. Mas fica a imediata curiosidade se a logo da CNBC continuará sendo usada no prédio que abriga os estúdios de TV, mesmo todos já sabendo a verdade.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *